Ir para o Portal Estácio
Voltar

Licenciaturas EAD

Licenciaturas EAD

Escrito por: 20/03/2019 - 11:47h

NOVO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Temos novidades a respeito do estágio obrigatório para você que é aluno da área de Licenciaturas e Pedagogia e estuda na modalidade EAD!

As disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado foram desmembradas. A partir de agora, você assistirá às aulas de PRÁTICA DE ENSINO, verificando e aprendendo como se organiza a sala de aula, refletindo a respeito de estruturas e métodos de ensino. Isso fará com que essa PRÁTICA DE ENSINO se torne uma disciplina como todas as outras, ou seja, com Avaliação Parcial, AV e AVS.

O outro ponto desse desmembramento é a criação de um ESTÁGIO SUPERVISIONADO. A partir de agora o Estágio será desenvolvido da seguinte forma: o prazo para o cumprimento da carga horária do estágio será ampliado, isso quer dizer que os limites do calendário dos semestres não se aplicarão mais à atividade de observação.  Você poderá estagiar e a carga horária do Estágio poderá ser complementada em diferentes empresas durante todo o curso sem a obrigatoriedade de ter que concluir num único semestre as horas exigidas para cada um dos estágios de seu curso. Os diferentes momentos de observação que você vier a executar, depois de devidamente oficializados no SIA, serão somados até que se conclua a carga total de horas a serem observadas no seu curso.

É importante chamar atenção para o fato de que o somatório da carga horária de cada estágio esteja completa ao final do curso. Caso contrário, não haverá aprovação! Lembre-se: é importantíssimo que tudo esteja devidamente oficializado e registrado junto à instituição!  O canal para isso é o SIA.

Vamos, então ao passo a passo dessa nova fase:

A primeira coisa a ser feita é encontrar uma empresa para estagiar.

Se a empresa precisar que seja estabelecido convênio com a Estácio, por favor, procurar seu polo.

Com tudo certo, você precisará validar seu estágio, realizando as etapas abaixo:

Etapa 1 – ANTES DE DAR INICIO AO SEU ESTÁGIO

Você precisa ter em mãos o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), que você pode baixar no caminho:

http://www.estaciocarreiras.com.br > em seguida, clique em orientação > vá para “Vai fazer estágio?” > “regulamentação”> “Termo de Compromisso de Estágio – TCE”, clique e faça o download do arquivo. Após, leve 3 vias do termo na empresa cedente do estágio para preenchimento e assinatura, você assina e abre o requerimento de assinatura de termo de compromisso de estágio e agenda o atendimento para coletar a assinatura do Polo. Com o agendamento feito, compareça ao polo com as 3 vias preenchidas e assinadas pela empresa e assinatura do aluno. A Estácio irá verificar as informações, estando correta será assinado o TCE, uma via fica no polo, outra o aluno entrega na empresa cedente do estágio e a outra fica com o aluno. Se o estágio for realizado por intermédio de agente de integração, serão 4 vias.

Se a empresa cedente do estágio tiver o modelo de termo de compromisso de estágio, você poderá utilizar o da empresa.

ETAPA 2 – Providenciar a Documentação Comprobatória
Assim que iniciar a sua atividade de observação, você será orientado sobre a necessidade de obtenção de documentos que comprovem sua realização. Essa DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA é obtida no Manual de Estágio. Ela segue modelo e padrões institucionais que devem ser respeitados para que sejam aceitos e para que o seu estágio seja validado. Lembre-se que ela será entregue somente após o cumprimento das horas integralmente.

A DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA é a seguinte:

– FICHA DE FREQUÊNCIA

– DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DE HORAS DE ESTÁGIO

– FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

ETAPA 3 – Solicitar o Encerramento do Estágio, também via REQUERIMENTO no SIA.

O aluno abre este requerimento de encerramento de estágio e faz o upload dos documentos comprobatórios.

São eles:

Quadro
Essas medidas englobam todos os alunos veteranos e calouros.
Caso seja reprovado, o requerimento de encerramento aparecerá como INDEFERIDO e você poderá verificar o motivo do indeferimento e corrigi-lo.

ATENÇÃO: Como o estágio pode ser realizado em mais de uma instituição ao mesmo tempo, é importante ressaltar que para cada instituição é necessário entregar a documentação exigida. E a carga horária somada não pode ultrapassar 6h/dia, que totalizam 30h/semana.

Se tiver mais dúvidas, acesse a Comunidade Estágio, no seu SAVA.

Confira clicando aqui o  vídeo explicando sobre a mudança.

Confira a Lista dos cursos.

Baixe manual de funcionamento do estágio de licenciaturas EAD.