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faculdade Turismo

Tudo sobre o curso de Turismo

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INTRODUÇÃO:

O turismo é um fenômeno que ganhou escala internacional a partir do período Pós-Guerra, quando o transporte aéreo se desenvolveu, tornando-se um meio de alta capacidade, alta tecnologia e alta velocidade. Isso sem contar que o automóvel também se tornou um bem acessível a grande parte da população em todos os países, o que contribuiu para o turismo de curta e média distâncias.

Em muitos países, ou localidades, o turismo vai além de uma atividade complementar, mas sim se apresenta como atividade econômica principal. Nesse sentido, já é possível perceber que esse fenômeno pode ser avaliado desde o ponto de vista econômico até sob a ótica de impactos sobre o ambiente, por exemplo.

Atualmente, é uma das atividades econômicas que mais crescem no Brasil e no mundo: baseada em serviços, a atividade requer expressivo número de investimentos, esforços de marketing, planejamento e gestão. Dentro desse cenário, torna-se cada vez mais necessária a qualificação de profissional com formação na área.

De acordo com o Ministério do Turismo, em 2011, as empresas do setor registraram aumento médio no faturamento de 18,3%. Ainda, segundo pesquisas realizadas por especialistas, o fortalecimento da economia nacional, o aumento de demanda por viagens e investimentos, a expansão do volume de operações e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados pelos empresários como alguns dos fatores que sustentaram o crescimento das atividades turísticas.

Ainda, dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que, em 2013, 1,087 bilhão de pessoas realizaram viagens para fora de seus países. O turismo mundial cresceu 5% em 2013, acima da expectativa de 3% a 4% da OMT. De acordo com o SEBRAE, o Brasil tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) turístico do mundo, cerca de US$ 76,1 bilhões, e gerou 2,9 milhões de empregos em 2012. Boa parte dessa atratividade se explica pelos recursos naturais aqui presentes, conforme relatório de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

Nesse contexto, é crescente a procura por profissionais qualificados para atuação na área, seja no planejamento, na gestão ou operação do turismo, ou em áreas relacionadas. Acompanhando essa realidade, a Estácio propõe-se a formar turismólogos capacitados para planejar, empreender e gerir, adaptando-se ao mercado, às tendências globais e aos padrões técnicos internacional.

O CURSO

O Bacharelado em Turismo da Estácio favorece a formação de profissionais competitivos para atender às necessidades do mercado, com visão ampla e crítica da realidade local e regional, orientado pelo seu projeto pedagógico, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério de Educação; mas, principalmente, baseado em princípios éticos e de responsabilidade social.

Esse curso é integralizado em 6 períodos (correspondendo a três anos  de duração), nos quais há disciplinas voltadas para a Formação Básica, relacionadas a outras áreas de conhecimento, de natureza humanística, social. Além dessas, é claro, há disciplinas voltadas para a Formação Profissional Específica e para a Formação Gestora. Em outras palavras, são 3 núcleos de disciplinas: 1) núcleo de gestão profissional, o maior deles, ligado à formação gestora e à formação profissional específica; 2) núcleo de aspectos humanos e sociais, ligado à formação ética e cidadã; 3) núcleo técnico-instrumental, ligado às áreas correlatas de formação, como línguas e pesquisa.

DIFERENCIAIS  DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO DA ESTÁCIO

Além das visitas técnicas realizadas em âmbito nacional e internacional, o aluno do curso de Turismo da Estácio tem acesso a 2 convênios importantes: a) convênio exclusivo de estágio e intercâmbio com a Disney (o aluno pode estudar na Valencia College e realizar um estágio remunerado nos parques e hotéis do Walt Disney World Resort, em Lake Buena Vista, Flórida,  EUA); b) convênio de intercâmbio com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (Portugal).

PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional formado pelo Curso Superior de graduação em Turismo da Estácio estará apto a Compreender de forma sistêmica o conjunto administrativo do turismo, possibilitando sua plena articulação com ambientes interno e externo. A atuação pode ser estabelecida em agências de viagens e turismo, rede hoteleira, empresas organizadoras de eventos, institutos ligados ao turismo, consultorias de marketing turístico, organizações ligadas à gastronomia (restaurantes, bares e casas noturnas), entretenimento, órgãos oficiais de turismo e consultorias para instituições públicas e privadas. As funções ou cargos são, também, diversificados, variando desde as atividades de ordem operacional até as de ordem executiva, como gestores e corpo diretor.

A sólida instrução adquirida pela formação permitirá ao turismólogo a inserção no mercado de trabalho em condições de ocupar cargos de liderança nos diversos segmentos do turismo. Para aqueles com espírito empreendedor, o profissional com formação na área possui a qualificação para abrir o próprio negócio, planejando e gerindo as atividades necessárias ao funcionamento do mesmo.

MERCADO DE TRABALHO:

Conforme dados do World Travel & Tourism Council – WTTC (2007), o turismo emprega cerca de 231 milhões de pessoas e produz mais de 10% do Produto Interno Bruto Mundial. As oportunidades de atuação no mercado de trabalho são diversificadas, inclusive no campo de eventos, gastronomia, consultoria para destinos turísticos, produção cultural, hospitalidade coorporativa e planejamento em marketing, entre outros.

Nesse cenário competitivo, é importante lembrar que um segundo idioma, no mínimo, é fundamental para o bom posicionamento no mercado de trabalho.

Fonte das informações:

Turismo – Acesso Fevereiro de 2014

Catho – Acesso Fevereiro de 2014

Tribuna Hoje –  Acesso Fevereiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo

Produzido por: Mariana Barbosa, Coordenadora Nacional do curso de Turismo