Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Segurança Pública

Tudo sobre o curso de Segurança Pública

Escrito por:

INTRODUÇÃO

A oferta do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública tem como objetivo proporcionar aos profissionais desta área formação de nível superior atendendo às demandas de uma sociedade democrática, onde a defesa dos direitos da cidadania seja a tônica da política de Segurança Pública.

O curso considera as diversas possibilidades de atuação profissional, uma ou mais atividades da área de segurança pública relacionadas a: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

Panorama geral do curso:

O Curso tem a duração de 2 anos, com a carga horária mínima de 1600 horas. O curso Tecnólogo em Segurança Pública coopera com o profissional na formação para atuar nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas.

Cargos/carreiras elegíveis à formação do curso:

Profissionais de Segurança Pública: Guardas Municipais, Policiais Militares, Bombeiros, Policiais Federais e Rodoviários Federais e Agentes Prisionais.

CURSO

O que esperar do primeiro ano?

O curso é composto por disciplinas fundamentais, como: Análise de Cenários e Riscos, Psicologia Social, Governo e Gestão e o desenvolvimento de habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza.

Quando começam as disciplinas específicas?

Desde o primeiro período o aluno contará com as disciplinas que favorecerão a tomada de decisões a identificação da estrutura do setor público para atuar com qualidade nos processos produtivos de construção da segurança pública orientado pelos princípios da ética, cidadania e do respeito ao Estado de direito, sendo capaz de mobilizar os atores sociais, envolvendo-os na identificação e resolução das causas de problemas de segurança.

O curso possui estágio obrigatório?

O estágio curricular supervisionado não é uma atividade acadêmica obrigatória para os Cursos Superiores de Tecnologia. Entretanto, o aluno é estimulado a desenvolver atividades de práticas profissionais, não obrigatórias, como por exemplo, buscando oportunidades no Portal de Vagas da Estácio.

O curso solicita trabalho de conclusão de curso para se graduar?

A Universidade Estácio de Sá optou por incluir o Trabalho Final no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. O aluno deverá apresentar um artigo científico de acordo com as normas estabelecidas no Projeto Pedagógico do curso.

É disponibilizado no ambiente virtual do aluno a disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, o discente, sob a orientação do tutor a distância, optará por um dos temas recomendados pela Rede Nacional de Altos Estudos- RENAESP, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Esta prática objetiva o incentivo  da  pesquisa em segurança pública sobre a prática profissional e políticas de segurança.

PERFIL PROFISSIONAL

Competências e habilidades mínimas que o profissional deverá desenvolver:

Ao concluir o curso, o aluno terá desenvolvido habilidades e competências que o tornarão capaz de:

–Atuar nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública;

–  Prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas;

–  Visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea;

– Formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas;

– Domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública;

-Compreensão das teorias e abordagens sócio psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias;

– Habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza.

MERCADO DE TRABALHO

Com a expansão do mercado de trabalho, uma das profissões que tem ganhado destaque é a de Segurança Pública. Quem optar por essa área de tecnólogo (formação superior), encontrará um mercado propício para consultoria nas áreas de gestão de grandes eventos além da área específica que é a atuação nas instituições públicas de segurança.

O tecnólogo está preparado para:

Atuar nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública; atuar como gestor de segurança em grandes eventos

Na dimensão de segurança informacional, patrimonial e de pessoas, o tecnólogo em Segurança desenvolve competências no planejamento, implementação e gestão, projetos e atividades relacionados a:

– inteligência (e contra inteligência) privada/empresarial e concorrencial, em sua conexão às inteligências de segurança pública, de meio ambiente, e estratégica de segurança e desenvolvimento nacional;

– tecnologias da informação voltadas para segurança do ativo informacional;

– segurança orgânica e patrimonial;

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

Políticas e Gestão em Segurança Pública

Produzido pela Professora Kátia Mello, Coordenadora Nacional do curso de Segurança Pública.

  • Ruggeri

    exelente ! essa leitura foi essencial para a escolha da minha formação !

  • leandro G. Peixoto

    Excelente descrição do curso. Sou profissional da área e desejo cursar segurança pública, inclusive já fiz a inscrição!

  • Paulo L

    gostaria de tirar uma duvida esse curso e somente para profissionais da area, gostaria de fazer mas nao trabalho na area.

  • Ives Batista

    Bom dia, tenho uma dúvida. Ao concluir o curso, o profissional pode se registrar em algum Conselho Regional? Se sim, qual seria?

  • Doriva Neres

    Também gostaria de saber e tirar essa duvida esse ( o curso é somente para profissionais da area, gostaria de fazer mas nao trabalho na area.) O que devo fazer ?