Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Segurança no Trabalho

Tudo sobre o curso de Segurança no Trabalho

Escrito por:

INTRODUÇÃO

O tecnólogo em Segurança no Trabalho planeja, implanta, gerencia e controla os sistemas de segurança laboral. Compõe equipes multidisciplinares em instituições, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho. Desempenha atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho, bem como, pesquisa e aplicação tecnológica. Sua atuação visa à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.

Panorama geral do curso:

O Curso tem a duração de 3 anos, com a carga horária mínima de 2400 h. A  atuação do tecnólogo visa à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas. O egresso poderá cursar diversas pós na área de Segurança do Trabalho.

Quais cargos/carreiras são elegíveis à formação do curso:

Vistorias, perícias e emissão de pareceres fazem parte da vida de um tecnólogo em Segurança do Trabalho, que em sua trajetória profissional poderá chegar a cargos de chefia das empresas.

CURSO

O que esperar do primeiro ano?

Composto das disciplinas fundamentais, Informática, Física e Matemática Básica que possibilitam ao aluno atuar no mercado de trabalho em funções que exijam raciocínio lógico, matemático e conhecimentos de física.

Quando começam as disciplinas específicas?

Processos de Gestão, Administração e Técnicas de Gestão dão ao aluno, logo no início do Curso, conhecimentos em gestão dentro de uma empresa e possibilita ao mesmo, trabalhar em Segurança do Trabalho no tocante aos requisitos de administração de programas.

O curso possui estágio obrigatório?

O estágio curricular supervisionado não é uma atividade acadêmica obrigatória para os Cursos Superiores de Tecnologia. Entretanto, o aluno é estimulado a desenvolver atividades de práticas profissionais, não obrigatórias, em parceiras, como por exemplo no Portal de Vagas da Estácio.

O curso solicita trabalho de conclusão de curso para se graduar?

A unidade de estudo Projeto em Sistemas de Segurança do Trabalho tem por objetivo levar o aluno à capacidade criativa na solução de problemas da área de Segurança do trabalho. Este objetivo deverá ser alcançado através da execução de um trabalho em grupo teórico e/ou prático e/ou experimental onde deverão ser aplicados os conhecimentos adquiridos pelo discente no decorrer do curso ou então que trate de temas pertinentes e emergentes da futura prática profissional.

PERFIL PROFISSIONAL

Competências e habilidades mínimas que o profissional deverá desenvolver:

Ao concluir o curso, o aluno terá desenvolvido habilidades e competências que o tornarão capaz de:

–  Projetar e implementar programas de prevenção de riscos nas organizações;

–  Instalar e configurar sistemas e dispositivos de prevenção de riscos;

–  Gerenciar os recursos alocados a área de Segurança no Trabalho controlando e otimizando os mesmos;

–  Integrar os sistemas de segurança, da qualidade e do meio ambiente empresarial;

–  Garantir a integridade dos recursos humanos e materiais das organizações, propondo políticas de Segurança no Trabalho;

–  Propor e implementar atualizações tecnológicas dos sistemas e equipamentos de Segurança no Trabalho;

–  Desenvolver trabalhos em equipe;

MERCADO DE TRABALHO

Com a expansão do mercado de trabalho, uma das profissões que tem ganhado destaque é a de Segurança do Trabalho. Quem optar por essa área de tecnólogo (formação superior), encontrará um mercado com remuneração média de R$ 2,9 mil.

ESTÁGIO E TRAINEE

O período nos quais as empresas mais solicitam alunos: a partir do 2º período.

EXEMPLOS DO QUE O PROFISSIONAL PODE FAZER DEPOIS DE FORMADO

O tecnólogo está preparado para:

Gerenciar atividades de segurança e do meio ambiente e

Coordenar equipes.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

MBA em Gestão Ambiental

MBA em Biodiversidade

MBA Segurança Hospitalar

MBA em Gerenciamento de Projetos

Produzido pelo Professor Mathusalécio Padilha, Coordenador Nacional do curso de Segurança no Trabalho.