Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Secretariado Executivo Trilíngue

Tudo sobre o curso de Secretariado Executivo Trilíngue

Escrito por:

INTRODUÇÃO

Estruturalmente, fruto da conversão do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, criado pela resolução 07/89 do Conselho Universitário (CONSUNI), com base no parecer 03/89 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estácio de Sá (CONSEPE), iniciou seu funcionamento no primeiro semestre de 1990, com duração de três mil, cento e vinte horas. E nesse formato, reconhecido pela portaria ministerial nº 1759, de 09-12-93.

MISSÃO DO CURSO

Formar profissionais éticos, proativos, comunicativos e generalistas, com habilidades e competências para o exercício profissional em organizações privadas ou públicas, empresas nacionais e multinacionais, dotados de conhecimentos em gestão, com capacidade de crítica e reflexão, comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do Brasil, proficientes tecnicamente nos idiomas estrangeiros do inglês, do espanhol e do francês.

A estrutura do curso priorizava o domínio das línguas: portuguesa, inglesa, espanhola e francesa, incluindo conversação, leitura, redação e tradução, além dos conhecimentos técnicos específicos, oferecidos em disciplinas como: Secretariado e Mercado de Trabalho, Técnicas Secretarias, Gestão Secretarial, Cerimonial e Protocolo e Estágio Supervisionado. Enfatizava, também, a formação humanística, o embasamento sociopolítico e a fundamentação profissional, oferecendo conhecimentos nas áreas de Informática, com domínio do pacote Office, das buscas na internet e das novas mídias, de Administração, Direito, Economia, Matemática para Negócios, Estatística, Ética e Responsabilidade Social, Psicologia, habilitando o egresso a executar as atribuições necessárias da profissão de Secretário Executivo.

OBJETIVO DO CURSO

Desenvolver competências e habilidades que propiciem a formação de um profissional de secretariado ético, com visão crítica da realidade global, do mercado mundial e das particularidades do interno; além de ser consciente da necessidade de aprimoramento constante, de caráter empreendedor e criativo, que mantenha uma postura discreta e adquira capacidades de comunicação oral e escrita no ambiente organizacional.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS E ESPECÍFICAS

O curso de graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estácio de Sá busca desenvolver as seguintes competências e habilidades:

– Uso profissional dos idiomas estrangeiros do inglês, do espanhol e do francês e possuir conhecimentos avançados da língua materna;

– Exercício profissional com iniciativa, criatividade, bom senso, discrição, maturidade emocional na resolução de situações organizacionais e administração eficaz do tempo;

– Capacidade de articulação com diferentes níveis da empresa e de instituições públicas ou privadas;

– Visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas Inter setoriais, assim como, exercício de funções gerenciais, com domínios sobre planejamento, organização, controle e direção;

– Utilização do raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;

– Habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;

– Valorização e domínio dos princípios que informam eficaz sistema de comunicação;

– Receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;

– Adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços, identificando necessidades e equacionando soluções;

– Controle e gerenciamento do fluxo de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;

– Eficaz utilização de técnicas secretariais, com renovadas tecnologias, imprimindo segurança, credibilidade e fidelidade no fluxo de informação e capacidade de maximização e otimização dos recursos tecnológicos com suas permanentes inovações.

PERFIL PROFISSIONAL PARA O MERCADO DE TRABALHO

O perfil do novo profissional da era pós-industrial inclui ser multifuncional, flexível, ético e possuidor de certa autonomia para produção de conhecimento dentro da sua área de atuação. Além disso, o profissional de secretariado deve ser capaz de manter um excelente relacionamento interpessoal, discrição e postura adequada.

Precisa estar consciente da necessidade de atualização permanente, inclusive nas habilidades específicas para o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

OPORTUNIDADES DE ESTÁGIOS

Os estudantes de Secretariado Executivo Trilíngue são muito requisitados, logo a partir do segundo período, com oportunidades de estágio em empresas parceiras, cadastradas junto ao Portal de Vagas da Estácio e em outras que nos solicitam por telefone e e-mail. Dentre elas temos: Petrobras, Eletrobras, Furnas, Casa da Moeda, Glaxo etc.

MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO

CARGOS – Pode atuar como secretário ou assessor em empresas nacionais, internacionais e multinacionais, como assessor ou secretário executivo em órgãos do poder público e consulados, como organizador de eventos em empresas, como Office manager, etc.

FUNÇÃO – assistir aos executivos de altos e médios escalões nas funções administrativas, gerenciais e de cogestão. Atualmente as grandes empresas possuem secretárias ou secretários que atendem a um “pull de executivos”.

RESPONSABILIDADES – assessorar o executivo em seu dia a dia, organizar e gerenciar a comunicação com todos os “stakeholders”, organizar agendas, pautas e atas de reuniões, resumos de relatórios, eventos, viagens, negociar preços e melhores opções de para hotéis. Para isso é imprescindível um bom domínio do idioma e de fluência em línguas estrangeiras. Nossos alunos recebem a formação para se comunicarem em três idiomas: Inglês, francês e espanhol.

Produzido pela Professora Mara Braile, Coordenadora Nacional do curso de Secretariado Executivo Trilíngue.

 

  • vanessa

    BOA NOITE.
    ABRIRA TURMA NO CAMPUS TOM JOBIM?
    SOU ALUNA DE DIREITO E GOSTARIA DE PARALELAMENTE CURSAR TAMBEM SECRETARIADO.
    AGUARDO
    Email vanessa_svz@hotmail.com