Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

faculdade de Relações Internacionais

Tudo sobre o curso de Relações Internacionais

Escrito por:

Contextualização

À medida que se aprofunda cada vez mais a troca de informações e as trocas comerciais em escala global, o profissional de Relações Internacionais torna-se indispensável, tanto às empresas nacionais e multinacionais quanto aos organismos estatais e às organizações não governamentais, posto que  lhe  cabe compreender o meio social, econômico, político, jurídico e cultural internacional em sua diversidade, para nortear as ações em conformidade com a interdependência verificada nesse ambiente.

O bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Estácio de Sá é pioneiro no Rio de Janeiro e o segundo mais antigo do Brasil. Criado em 1984, completa neste ano de 2014 três décadas oferecendo formação específica nas áreas de Política Internacional e Comércio Exterior. Ao longo de quatro anos, o curso desenvolve  habilidades e competências para exercer as funções de analista e negociador das relações internacionais e do comércio internacional.

A ênfase nessas duas áreas garante aos egressos alto índice de empregabilidade – e esse é o grande diferencial em relação a outras instituições, cujos cursos focam exclusivamente em Política Internacional. Na última avaliação do MEC, realizada em agosto de 2013, o curso recebeu conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5.

Sobre o curso

As disciplinas específicas começam já no primeiro ano do curso. No primeiro período, em “Introdução às Relações Internacionais”, os alunos se familiarizam com os conceitos fundamentais da área. No segundo período, por exemplo, há “Fundamentos do Comércio Exterior”: seu papel é apresentar o ambiente em que se desenrolam aquelas atividades e as funções de cada elemento nele envolvido. É, portanto, a disciplina que preparará o aluno para cursar as demais disciplinas relativas às rotinas do comércio (Gerência de Importação e Gerência de Exportação).

Já a partir do quarto período, o aluno do curso de Relações Internacionais da Estácio tem contato com a diversidade do mercado de trabalho: as principais empresas que atuam no ramo de comércio exterior oferecem oportunidades de estágio. Além disso, há uma disciplina chamada “Estágio Supervisionado”, na qual são analisadas as principais tendências profissionais da área.

No último período, o aluno apresenta a monografia, cujo tema ele começa a trabalhar um semestre antes, na disciplina “Projeto de TCC”.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é bastante diversificado, com faixas de remuneração que variam entre R$2 mil a R$14 mil, em média. O campo de atuação do profissional é abrangente:

– áreas de comércio exterior;

– áreas de gestão de empresas nacionais e multinacionais;

– organizações não governamentais e em responsabilidade social empresarial;

– diplomacia e outras áreas internacionais do Estado;

– carreira acadêmica e magistério superior (mediante pós-graduação);

– empreendedorismo (abertura do próprio negócio).

Produzido pelo Professor Ronald Paschoal, Coordenador Nacional do curso de Relações Internacionais