Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

faculdade Publicidade e Propaganda

Tudo sobre o curso de Publicidade e Propaganda

Escrito por:

– Perfil do profissional:

Você acha que o profissional da área de publicidade é aquela pessoa que fica buscando ideias diferentes e originais? Não é bem assim… Esse estereótipo, apesar de muito difundido, não corresponde à realidade. Além da criatividade, o profissional dessa carreira precisa desenvolver um perfil inovador em pensamentos e atitudes, em relação às coisas e às pessoas. Antes de mais nada, deve ser um profissional empreendedor, com amplo conhecimento teórico e prático da área da comunicação e constantemente atualizado com o mundo e suas mudanças. Independente da área em que atue, é imprescindível que seja um observador nato, que esteja atento a tudo que o cerque para que possa extrair dessa vivência do dia a dia as soluções para os problemas de comunicação de seus clientes. É importante, ainda, que seja um profissional multimídia, multifunção e com amplo domínio da produção de conteúdos para diferentes plataformas. Finalmente, que possua capacidade de reflexão, análise e crítica sobre o fazer e o pensar publicitário.

– O que estuda e quais desafios irão encontrar no decorrer do projeto?

O curso de Publicidade & Propaganda da Estácio forma um profissional apto para produzir conteúdo publicitário para todos os meios de comunicação: televisão, rádio, jornal, revista etc. Além das mídias tradicionais, o curso oferece diversas disciplinas com foco na produção de conteúdo para mídias digitais. Um terceiro caminho na formação é o empreendedorismo, com vistas a preparar o aluno para que já saia do curso com forte bagagem para trabalhar de forma autônoma. Fora isso, já é de notório conhecimento a tradição de prêmios do curso de Publicidade da Estácio em nível nacional, além de sua estrutura de laboratórios, todos digitais e profissionais, notadamente pela presença de laboratórios Macintosh em todas as unidades onde se oferece o curso. Além disso, o aluno já pode se preparar para o mercado de trabalho desde o primeiro período nas agências experimentais de publicidade, vinculadas ao curso.

– Campo de atuação e mercado de trabalho:

Agências de publicidade e propaganda (no atendimento a anunciantes, no planejamento de campanhas, em criação, em pesquisa de mercado, em mídia, em produção gráfica, audiovisual e digital), emissoras de rádio e TV, empresas jornalísticas em geral, produtoras de vídeos, filmes, spots e jingles, produtoras de conteúdos digitais, empresas de marketing promocional ou “live marketing”, promoção de vendas e merchandising, assessorias de marketing, institutos de pesquisa, produtoras de eventos ou na área de marketing e de comunicação de empresas em geral. Pode trabalhar, ainda, de forma independente, como prestador de serviço ou consultor de comunicação.

A área de publicidade & propaganda é muito sensível ao desempenho da economia do Brasil. Se a economia vai bem e o poder aquisitivo da população também, o mercado de trabalho estará em ebulição e diversas contratações deverão ser feitas. Não obstante isso, novas formas de comunicação publicitária surgem a cada dia, o que demanda a contratação de pessoal qualificado. Assim, diante desse cenário, poderíamos dizer que o mercado de publicidade nunca estará em baixa. Até porque a concorrência entre produtos é grande (e crescente) e a similaridade tecnológica entre eles é cada vez maior. O que os diferencia é justamente o valor da marca, o poder da propaganda. Não há produto, não há marca, se não houver divulgação, se não houver publicidade.

Produzido por: Paola Gil, Coordenadora Nacional do curso de Publicidade e Propaganda