Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Produção Fonográfica

Tudo sobre o curso de Produção Fonográfica

Escrito por:

INTRODUÇÃO

O curso Superior de Graduação Tecnológica em Gravação e Produção Fonográfica, pioneiro no Brasil, vem preencher uma grande lacuna na formação de profissionais capacitados para o trabalho em diversas áreas do áudio e da produção musical especificamente.

QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL?

O egresso tem um conjunto de aptidões interdisciplinares no campo da música, da comunicação, da engenharia e da informática. Estão capacitados a resolver problemas que envolvam a realização técnica, artística e executiva nas diversas etapas do processo produtivo de fonogramas, com ênfase nos novos conceitos do paradigma tecnológico na comunicação e na informática, atuando no campo fonográfico com ética, responsabilidade social, espírito crítico e empreendedor.

EXEMPLOS DO QUE O PROFISSIONAL PODE FAZER DEPOIS DE FORMADO

Ele está apto para conceber, gravar, mixar, produzir e administrar fonogramas ou produtos fonográficos, sendo capaz de fixar música em suportes físicos (HDs, CDs, fitas magnéticas, DVDs), legalizar, divulgar e distribuir fonogramas por meios convencionais ou através da internet. Para desempenhar as ações acima, está capacitado para trabalhar com softwares e equipamentos de áudio digital e analógico, que são utilizados para o registro sonoro, edição, mixagem, pós-produção, sonorização, divulgação e distribuição de música.

ÁREAS EM QUE PODE ATUAR

No mercado de trabalho os egressos poderão exercer a função de produtor fonográfico (como pessoa jurídica ou não), estabelecendo sua própria gravadora, ou selo fonográfico (distribuído por terceiros). Poderão exercer a função de produtor musical e executivo, concebendo, dirigindo e administrando músicos, artistas e compositores no processo de seleção de repertório, gravação e produção de fonogramas dentro do estúdio de gravação. Poderão ainda trabalhar em estúdios de áudio como técnicos de gravação, mixagem, edição e pós-produção. Poderão trabalhar em empresas fonográficas, em empresas de publicidade (na gravação e produção de jingles), sonorização de imagens, estúdios de dublagem, sonoplastia, produção e sonorização de shows e espetáculos musicais.

No campo da gestão do projeto fonográfico o aluno poderá organizar, planejar, dirigir e orientar ações de contratação, escolha de repertório, orçamentos, supervisão, desenvolvendo também uma compreensão global das atividades que envolvem edição, publicação, distribuição, legalização e difusão de música.

Texto produzido pela Professora Luciana Varga, Coordenadora Nacional do curso de Produção Fonográfica.

  • Luan Bruno

    este curso é para quais estados ? me interessei muito mas, não sei se tem ele na estácio daqui… quero saber, por favor me deem informações , obrigado !

    • Luan Bruno

      Sou de Minas Gerais .