Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Produção Audiovisual

Tudo sobre o curso de Produção Audiovisual

Escrito por:

Perfil do Profissional

O curso forma profissionais altamente técnicos, disciplinados e conhecedores da tecnologia de ponta do audiovisual. Ele também ensina a dominarem todo processo de produção, desde a concepção do projeto como a sua captação de recursos, sua pré-produção, realização da produção em si, sua pós-produção e finalização. Os nossos alunos são capacitados para atuar em todos os setores da produção audiovisual.

Áreas que pode atuar

Quando formados os alunos podem atuar no mercado audiovisual como: produções independentes de produtoras (cinema, vídeo e publicidade) e em televisão (atualmente as Redes Globo e Record, são as que mais absorvem os nossos alunos).

Mercado atual

Atualmente o mercado está muito aquecido, principalmente por causa das novas leis de incentivo ao audiovisual, entre elas, e a mais importante, a Lei nº 12.485, que promove o aumento das produções de séries e programas para TVs por assinatura (a cabo), o que está deixando o mercado em ebulição de produções e necessitando de muita, muita mão de obra especializada na área audiovisual.

Qual a duração do curso e a média salarial do profissional formado?

O curso de Produção Audiovisual atualmente tem a duração de dois anos e meio (5 períodos). Média salarial de 2 a 6 SM.

Alunos da Estácio que se destacaram e são famosos no mercado

Em 2012 se destacou o ex-aluno Vitor Codibelle, como vencedor do Festival Internacional “Make It Short” para jovens diretores, promovido pelo ator Antonio Banderas. O resultado da disputa entre mais de três mil roteiros aconteceu no México e atualmente Vitor Codibelle está se preparando para cursar a escola de roteiristas na Espanha como o seu prêmio.

Diferencial do curso da Estácio

O diferencial é o que sempre marcou os cursos da Estácio, principalmente nessa área, que é de conhecimento teórico aliado a muita prática. Os alunos do nosso curso têm disciplinas práticas em todos os períodos, às vezes duas por período, o que literalmente coloca nossos alunos em contato direto com o processo de produção (com a mão na massa). Os alunos são orientados por professores (especialistas, mestres e doutores) que são também profissionais atuantes do mercado audiovisual em várias áreas, desde produtores, jornalistas, roteiristas, som designers e editores, até diretores de arte, fotografia e de TV. Todos os nossos professores são profissionais do mercado. Outro diferencial que a Estácio oferece são os laboratórios – Edição, Fotografia, Estúdio de Produção Audiovisual e outros – com equipamentos e softwares de última geração. Em suma, o grande diferencial é o aprender, fazendo.

Produzido pela Professora Beatriz Schmidt, Coordenadora Nacional do curso de Produção Audiovisual, com a participação do Prof. Ronaldo Antunes Moreira, coordenador do curso de Produção Audiovisual na unidade Tom Jobim da Estácio.

  • Amanda Martins

    Vcs possuem o curso de Produção Audiovisual em JF?