Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

curso de Nutrição

Tudo sobre o curso de Nutrição

Escrito por:

INTRODUÇÃO

A ciência da nutrição tem crescido muito nas últimas décadas, ampliando os campos de atuação profissional para atender as condições de saúde da população e as necessidades do mercado de trabalho. As disciplinas oferecidas no curso estão distribuídas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Alimentação e Nutrição e Ciências dos Alimentos. O currículo do curso de graduação da Estácio apresenta disciplinas diferenciais como: Planejamento de carreira e sucesso profissional, Gastronomia aplicada à nutrição clínica, Nutrição funcional, Marketing aplicado à nutrição, Gestão ambiental na saúde, Fitoterápicos e produtos naturais, Nutrição esportiva e Nutrição em geriatria. O curso tem duração de 4 anos.

– Curso

No primeiro ano do curso, os alunos irão cursar disciplinas básicas, comuns aos cursos da área da saúde como: anatomia, genética, biologia celular, histologia e embriologia, fisiologia, microbiologia, parasitologia e bioquímica. Mas, também terão a oportunidade de cursar disciplinas específicas do curso de Nutrição como: exercício profissional em Nutrição, química dos alimentos, composição dos alimentos e história e antropologia da Nutrição.

A partir do segundo ano, os alunos irão cursar disciplinas do ciclo profissional, como: Nutrição clínica, Nutrição esportiva, Avaliação e Educação nutricional, Nutrição funcional, Tecnologia dos alimentos, Nutrição em geriatria, Marketing aplicado à nutrição, Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição.

No curso de graduação em Nutrição são obrigatórios três estágios: Estágio Supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição, Estágio supervisionado em Nutrição Clínica e Estágio Supervisionado de Nutrição em Saúde Coletiva. No estágio o aluno terá a oportunidade de fazer uma reflexão crítica sobre o que aprendeu na teoria e a prática vivenciada na Nutrição, o que será importante no seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

O aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no formato de monografia orientado por um professor. O aluno irá escolher um tema para sistematizar e se aprofundar a partir de experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o que será importante no desenvolvimento do pensamento crítico e na sua autonomia intelectual.

– Perfil Profissional

O profissional nutricionista é formado para atuar em todas as áreas de conhecimento em que a alimentação e nutrição são essenciais para a prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde. Ele deve ter sempre um comportamento ético, ser empreendedor e investir na sua qualificação profissional.

– Mercado de Trabalho

A profissão encontra-se em momento favorável, com intenso crescimento no mercado de trabalho. Com o aumento da obesidade em todas as faixas etárias e o envelhecimento populacional, o mercado profissional e a sociedade têm valorizado cada vez mais a profissão. Uma alimentação saudável é fundamental para garantir qualidade de vida da população. E, o mercado precisa de profissionais com competência técnica e responsabilidade social para a promoção da saúde. Após a sua graduação, pode se especializar nas áreas de Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes.

A base salarial do profissional varia bastante de acordo com a área de atuação, assim como com sua carga horária e qualificação profissional. O piso salarial do Rio de Janeiro (2014) é de R$ 2231,86, mas um profissional bem sucedido apresenta um salário médio de R$6.000-12.000,00.

– Estágio

As empresas e unidades de saúde solicitam alunos que estão cursando o ciclo profissional, principalmente a partir do terceiro ano do curso.

O que o profissional pode fazer depois de formado?

O nutricionista apresenta diversas áreas de inserção profissional, como:

– Restaurantes Industriais e Comerciais, Hotéis

– Creches e Escolas- Hospitais e Clínicas

– Consultórios e Spas

– Bancos de Leite Humano/ Lactários

– Programa de Saúde da Família

– Postos de Saúde

– ONGs

– Vigilância Sanitária

– Academias e Clubes

– Área de Marketing

– Docência e Pesquisa

Produzido pela Professora Paula Machado, Coordenadora Nacional do curso de Nutrição.

  • Paloma Bahiense Brives

    Como é o curso de nutrição?