Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Matemática

Tudo sobre o curso de Matemática

Escrito por:

INTRODUÇÃO

A Matemática, ao contrário do que muita gente pensa, não envolve somente cálculos.  Na verdade, a Matemática exige principalmente o desenvolvimento do raciocínio lógico e a necessidade de interpretação, e isso se adquire com muita leitura.

É pura “lenda” se pensar que o curso é somente para gênios, ou “nerds”… O curso exige, sim, que se leve o estudo a sério.

Em 2012, durante uma reunião com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior), o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante afirmou que o país tem déficit de 170 mil professores de matemática, física e química.

QUAL O PERFIL DO PROFISSIONAL?

O licenciado em Matemática é um profissional com sólida formação em Matemática, acrescida de formação pedagógica consciente e crítica. O docente formado nessa perspectiva reconhece a necessidade da educação continuada e progressiva, na qual quem educa não é o conhecedor da verdade, mas um facilitador e/ou disparador dos processos de ensino e de aprendizagem. O professor de Matemática é um agente que a cada dia ensina, aprende e renova-se, acompanhando as transformações da sociedade e conscientizando os aprendizes da importância de se tornar um cidadão.

EM QUE ÁREAS PODE ATUAR?

Quem faz Licenciatura em Matemática está habilitado a atuar no magistério, como professor no Ensino Fundamental (de sexto ano ao nono ano) e no Ensino Médio, professor em empresas, além de poder atuar em ONGs e cursinhos preparatórios.

O licenciado em Matemática é um profissional bem versátil, já que foi preparado para “pensar” e pode ampliar a sua área de atuação para além da área de Educação, com um curso de mestrado e/ou doutorado em áreas como economia, finanças, física, engenharia, estatística, dentre outras.

Com a formação de mestrado e/ou doutorado, mantendo-se na área de Educação, o licenciado também pode atuar no Ensino Superior, ou ainda exercer o papel de pesquisador em Matemática.

Vale destacar que o licenciado em Matemática ainda possui a opção de um mercado informal: as aulas particulares. Esta é uma fonte complementar de renda que eventualmente pode se tornar uma fonte de renda bem interessante.

O MERCADO ESTÁ ATRATIVO, NUMA BOA FASE? POR QUÊ?

Certamente que sim. Há grande procura pelo profissional com licenciatura em Matemática em todo o país, pois existe uma enorme carência de professores, tanto nas Instituições Públicas quanto nas Particulares.

É fato que, nos próximos anos, a falta de professores será ainda mais significativa e o bom profissional será mais disputado do que já é hoje em dia.

Para quem tem mestrado e/ou doutorado, há ainda ótimas oportunidades em faculdades e universidades que oferecem cursos na área de exatas.

QUAL A DURAÇÃO DO CURSO E A MÉDIA SALARIAL DO PROFISSIONAL FORMADO?

O Curso de Licenciatura em Matemática tem a duração de 3 anos.

O salário médio pode variar, dependendo do número de horas trabalhadas. O professor de Matemática tem um horário bem flexível, podendo trabalhar pela manhã, à tarde ou à noite, dependendo do Colégio, seja ele Particular, Municipal, Estadual ou Federal.

No edital do concurso de 2012 para o Município do Rio, o vencimento para professor 40 horas de Matemática estava em R$ 3.597,34.

QUE DIFERENCIAL O CURSO DA ESTÁCIO OFERECE EM RELAÇÃO AOS DEMAIS?

Sem sombra de dúvidas, o nosso diferencial é o nosso corpo docente altamente qualificado e dedicado formado por profissionais com ampla experiência acadêmica.

Os alunos têm a oportunidade de participar de Projetos de Extensão, como o Projeto do Turano realizado pelo Campus João Uchôa, que são extremamente enriquecedores. Temos ainda o Laboratório de Ensino, que é um espaço de prática pedagógica onde os alunos têm a oportunidade de aprimorar tanto os conhecimentos matemáticos quanto os pedagógicos.

Além disso, o Curso possui duas modalidades: presencial e a distância. Ambas as modalidades possuem a mesma matriz curricular e todos os professores que atuam na modalidade EAD, também atuam na presencial.

Produzido pela Professora Denise Candal, Coordenadora Nacional do curso de Matemática.

  • Sizenando Xavier

    Boa tarde, sou formado em RH, e gostaria de fazer a segunda graduação em Matemática como faço para saber em quanto tempo termini esta graduação e o valor ? abraços.