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faculdade de Marketing

Tudo sobre o curso de Marketing

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ATUAÇÃO

O marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: produto, preço, praça e promoção. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

O campo de marketing evoluiu a partir do acirramento da competitividade, de um tratamento mais restrito, voltado para Os 4 Os (produto, preço, praça, promoção), para um escopo mais abrangente, em que se considera a sustentabilidade dos negócios, englobando as atividades de análise de comportamento do consumidor, comunicação integrada de marketing, marketing de serviços e marketing de relacionamento.

O CURSO

O Curso Superior em  Marketing (bacharelado ou tecnólogo), tem como objetivo geral a formação de  um profissional crítico, com capacidade de leitura dos diferentes contextos e da importância do marketing no desenvolvimento do mundo contemporâneo.

Nesse sentido, propõe-se a especializar profissionais capazes de articular a teoria com a prática, atendendo a contento o mercado, que tenham sensibilidade de perceber e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais de suas práticas.

O curso visa formar profissionais com capacidade empreendedora capazes de terem e gerirem o seu próprio negócio, que sejam capazes de agir com ética, responsabilidade social e ambiental e autonomia profissional e intelectual para atuar em mercados cada vez mais competitivos.

EGRESSO

O graduado em Marketing possui sólida formação técnica sobre os diferentes processos, metodologias, instrumentos, conceitos, técnicas e estratégias utilizadas em seu campo de atuação. É profissional atualizado nos conceitos e nas melhores práticas de marketing aplicáveis no mercado, especialmente às pequenas e médias empresas. Tem atuação profissional marcada pelos valores de responsabilidade social, da justiça e da ética, da consciência da necessidade da contínua aprendizagem.

Também age para alinhar os planos operacionais aos planos estratégicos da empresa, agregar valor aos negócios no contexto da organização, tornando-os congruentes às forças econômico-sociais, políticas e culturais; analisa crítica e permanentemente o cenário mundial dos negócios e suas tendências, projetando cenários políticos, econômicos e de mercado; elabora estudos de segmentação de mercado; realiza pesquisa de mercado; realiza trabalhos de consultoria na área de marketing empresarial; utiliza as ferramentas da tecnologia da informação como instrumento gerencial.

Deve ser um profissional com a compreensão de que o Marketing éparte integrante da estratégia corporativa. Cabe ainda ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. Pode atuar em qualquer tipo de organização, desde departamentos de marketing de grandes empresas até institutos de pesquisa e órgãos públicos.

Está habilitado, também, para prestar assessoria a pequeno e médios negócios, nos quais sua principal função é promover a marca e o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e que necessitam de atualização.

Quanto ao campo da remuneração desse profissional, de acordo com o Ministério do trabalho (RAIS) do ano de 2012, a remuneração média de um Analista de Pesquisa de Mercado na cidade do Rio de Janeiro é de R$ 4775,00. Para maiores informações sobre a sua cidade, entre em contato com o Orientador Online, clicando no botão de chat.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Podemos ressaltar no curso superior em Marketing (bacharelado ou tecnólogo) uma característica institucional e, portanto, comum a todos os demais cursos: a inovação e a absorção dos alunos pelo mercado de trabalho através de estágios e empregos. Em relação às oportunidades de atuação no mercado, destacamos a parceria com grande número de organizações permitindo a inserção do aluno seja na condição de estagiário, seja como profissional.

A inovação está na diversidade de abordagens teórico-metodológicas e de recursos utilizados: biblioteca virtual para o professor e para o discente, além do acervo presencial; ambiente virtual de aprendizagem; entrega de fascículos contendo capítulos de livros a cada discente; oferta de disciplinas online, preparando o aluno para aprendizagem através das novas tecnologias; o uso sistematizado dos laboratórios de informática, que articulam e complementam as atividades de leitura e reflexão coletiva, típicas da prática em sala de aula. Soma-se a isso a constante qualificação, titulação e experiência profissional do corpo docente.

Produzido pelo Professor Luiz Belmiro, Coordenador Nacional de Marketing.