Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Hotelaria

Tudo sobre o curso de Hotelaria

Escrito por:

O QUE UM PROFISSIONAL DE HOTELARIA FAZ?

Antes de qualquer coisa um profissional da hotelaria é um dos responsáveis pelo bem estar das pessoas nos locais onde atua, considerando os princípios da hospitalidade.  Ser profissional da hotelaria requer ter elegância na postura, na comunicação e nas relações e condução dos processos que estão sobre a sua responsabilidade.

Em linhas gerais, um profissional da Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de meios de hospedagem dos mais variados tipos. Ele coordena e/ ou executa serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Atua na contratação e supervisão e orientação de equipes, organiza e providencia a infraestrutura do local, verifica as instalações e negocia a compra de produtos e serviços dos fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de comunicação e marketing voltado para o publico interno e externo.

O profissional da hotelaria pode atuar em nível nacional e internacional, como administrador, operador, consultor e/ou assessor em âmbito empresarial e/ou social através de uma visão sistêmica da organização empresarial e sua relação com o meio ambiente. É um profissional que pode gerenciar diferentes departamentos/setores que compõem um hotel.

DISCIPLINAS DO CURSO DE HOTELARIA

O curso de Hotelaria oferece disciplinas de formação básica, formação técnica específica e formação gestora. O Curso de Hotelaria da Estácio foi planejado considerando três eixos

Eixo de formação básica – Cultura geral, Comunicação verbal e não verbal, Arte e Cultura brasileira, Português, Inglês, Psicologia organizacional, Geografia política, Gestão de pessoas, Desenvolvimento e relacionamento Interpessoal, Sociologia, Espanhol, Fundamentos da Administração, Estatística, Economia.

Eixo de formação específica – Fundamento da Hotelaria, Aspectos jurídicos aplicados ao Turismo e Hotelaria, Governança, Recepção (Front Office), Restaurantes, Conhecimento de bebidas, Conhecimento de alimentos e planejamento de cardápio, Informática aplicada, Cozinha básica, Cozinha Internacional, Gestão de Hospedagem, Pesquisa e desenvolvimento do projeto, Projeto final, Estágio I e II, Operação de  meios de hospedagem não convencional, Eventos, Gestão de manutenção e design, Administração de crises e segurança, Gerenciamento de Alimentos e bebidas.

Eixo de formação gestora e teórico – práticos – Sistemas Contábeis, Vendas diretas, Orçamento, Gestão de lucratividade, Comunicação corporativa, Controle de custos, Desenvolvimento gerencial, Gestão financeira,  Treinamento individual, Estratégia e marcas, Administração estratégica,  Gestão de ativos permanentes.

São contempladas além de disciplinas que desenvolvem a formação generalista e humanista, também disciplinas comuns à operação hoteleira. Inicialmente é apresentada uma visão operacional como, por exemplo, através de disciplinas como Governança, Cozinha, Alimentos e Bebidas e que será posta em prática no Estágio I (Operacional). Posteriormente é acrescida a parte administrativa da gestão hoteleira como, por exemplo, através de disciplinas como Marketing, Orçamento, Administração Estratégica e que será vivenciada no Estágio II (Administrativo).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Pode trabalhar em hotéis, flats, spas, resorts, pousadas, parques temáticos, hotéis fazenda, albergues, ou seja, qualquer estabelecimento que receba hóspedes e ofereça serviços. As áreas de atuação são diversas, entre elas estão:

Gerência: trabalha com a administração de estabelecimentos hoteleiros e complexos turísticos, planeja estratégias de marketing, métodos de captação de clientes, é responsável pelo quadro de funcionários e fornecedores e pelos serviços oferecidos.

Gastronomia: trabalha com a coordenação da parte gastronômica, contrata os chefs, maitres e garçons, estabelece cardápios e cartas de vinhos.

Eventos: trabalha com a produção de eventos, sejam feiras, seminários, convenções ou congressos.

Consultorias: trabalha com a análise de regiões interessantes do ponto de vista turístico e planeja a construção do tipo adequado de empreendimento hoteleiro, além de estabelecer a infraestrutura necessária.

– Hospitalidade coorporativa

– Hotelaria internacional

– Hotelaria Hospitalar

SITUAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO

Enquanto algumas profissões encontram o mercado de trabalho esgotado, a hotelaria vislumbra uma crescente oferta de empregos. Pesquisas revelam o crescente número de investimentos hoteleiros no Brasil. Nos últimos anos foram  estimados  o investimento em  cerca de  198 novos empreendimentos previstos. O que representa uma ordem de aproximadamente 30 mil empregos previstos no Brasil a partir da hotelaria.

A realidade salarial no Brasil sofre alteração conforme a realidade de cada local , mas em média há uma variação  entre de 1.000  a 1.200 para cargos operacionais, e entre  R$ 5.000,00 a 8.000, para cargos executivos e  gerenciais.

PERFIL DO ALUNO QUE ESTUDA HOTELARIA

Proativo, disciplinado, assertivo, facilidade de articulações, visão empreendedora , facilidade de atuar em equipe , censo crítico aguçado, possui fluência em idiomas; dinâmico , espirito empreendedor, facilidade para administrar conflitos, facilidade para trabalhar com publico diversificado e com perfis diferentes considerando origem , classe social , faixa etária , estilo de vida e representatividade social . Interesse e habilidade com idiomas.

Produzido pela Professora Mariana Barbosa, Coordenadora Nacional do curso de Hotelaria.