Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

curso de História

Tudo sobre o curso de História

Escrito por:

Perfil profissional

O licenciado em História deve estar preparado para as atividades profissionais de pesquisa, ensino e outras modalidades de atuação que trabalhem com informações e instrumentos concernentes ao conhecimento histórico.

O profissional deve caracterizar-se pela consciência da responsabilidade social de seu trabalho. Durante sua formação, o aluno deve assumir o compromisso de se dedicar às leituras básicas, pois a partir daí terá condições de construir conhecimento com implicações sociais. A História, em consonância com o conhecimento que gera, é matéria prima tanto de contestação como de legitimação de diferentes projetos sobre a sociedade. Sendo assim, é fundamental que o profissional esteja atento aos usos do discurso histórico para que apontem para o fortalecimento da cidadania.

Em que área pode atuar:

O profissional formado em licenciatura em História está apto a atuar como docente na segunda etapa do ensino fundamental, no ensino médio e também pode optar em exercer a função de docente na educação superior. Caso o profissional decida atuar na educação superior, deverá complementar sua formação com pós-graduação stricto sensu (mestrado). Além da atuação como docente, o profissional poderá desenvolver a função de pesquisador nas diversas instituições de pesquisa e museus.

Duração do curso e a média salarial do profissional formado:

A duração do curso é de 3 anos (seis semestres) e a remuneração do profissional em início de carreira é de aproximadamente R$2.100,00.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o licenciado em História está em franca expansão, além da carência de professores em todo o Brasil, cada vez mais empresas requerem o profissional formado em História, desde empresas que elaboram games até entidades que trabalham com cultura.

Produzido pelo Professor William Martins, Coordenador Nacional do curso de História.