Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Gestão Comercial

Tudo sobre o curso de Gestão Comercial

Escrito por:

INTRODUÇÃO

A oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem como objetivo formar profissionais com elevado nível de competência técnica capazes de desempenhar as funções pertinentes às rotinas da base operacional do comércio com consciência crítica, engajamento ético e responsabilidade social.

O curso destina-se a formar profissionais para atuar nos diversos processos da área comercial, com autonomia profissional e intelectual para atender o mercado competitivo. Profissionais capazes de articular a teoria com a prática, atendendo a contento o mercado e tendo a sensibilidade de perceber e avaliar os impactos sociais, econômicos e ambientais de suas práticas.

Panorama geral do curso:

O Curso tem a duração de 2 anos, com a carga horária mínima de 1600 horas. A materialização do escopo definido no curso Tecnólogo em Gestão Comercial se constrói a partir de um Projeto Pedagógico do Curso entendido como um processo, referenciado na ação de seus agentes, unificados em torno de uma Política Acadêmica da Universidade. A ação educativa resultante busca conjugar o ensino, a pesquisa e a extensão de forma compatível com as necessidades e a realidade da instituição, em consonância com as transformações do ambiente conformador dessa Missão.

Cargos/carreiras elegíveis à formação do curso:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial atende às novas exigências de formação dos estudantes e de acesso à informação qualitativa, resultantes das novas estruturas de trabalho em um entorno em constante movimento. Além disso, agrega um novo cenário de ensino e aprendizagem no qual se encontra inovação das práticas pedagógicas, redesenho da proposta metodológica e mudança no papel docente, visto que todos – professores e alunos – ensinam e aprendem em uma construção coletiva.

CURSO

O que esperar do primeiro ano?

O curso é composto por disciplinas fundamentais, como: Análise Textual, Administração de Marketing, Marketing de Serviços e Análise do Comportamento do Consumidor, Técnica de Vendas, Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional e Fundamentos de Matemática.

Quando começam as disciplinas específicas?

Desde o primeiro período o aluno contará com as disciplinas que favorecerão a tomada de decisões, assim como a identificação da estrutura das organizações para atuar da base operacional do comércio com consciência crítica, engajamento ético e responsabilidade social.

O curso possui estágio obrigatório?

O estágio curricular supervisionado não é uma atividade acadêmica obrigatória para os Cursos Superiores de Tecnologia. Entretanto, o aluno é estimulado a desenvolver atividades de práticas profissionais, não obrigatórias, como por exemplo, buscando oportunidades no Portal de Vagas da Estácio.

O curso solicita trabalho de conclusão de curso para se graduar?

A Estácio optou por não incluir o Trabalho Final no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial.

PERFIL PROFISSIONAL

Competências e habilidades mínimas que o profissional deverá desenvolver:

Considerando a necessidade de se conhecer todas as fases do processo da comercialização de produtos e serviços nos diversos segmentos de mercados consumidores, focando o uso de técnicas, ferramentas e estudos para a identificação das necessidades dos consumidores e a visualização de novas oportunidades e nichos de mercados, aliados às visões estratégicas e às macros tendências de cada setor da economia, destacando as principais tecnologias, métodos e sistemas, os alunos estarão aptos para exercer as atividades de supervisão e apoio ao gerenciamento de empresas que atuem direta ou indiretamente na comercialização de bens e serviços.

Através da operacionalização dos conhecimentos adquiridos no curso, o egresso será capaz de desenvolver e aperfeiçoar o composto de elementos tangíveis e intangíveis que representem efetivo valor percebido pela clientela: o chamado valor agregado, diferencial competitivo entre as organizações.

O aluno estará apto também a desenvolver a capacidade empreendedora, comprometer-se com maior senso de responsabilidade social e buscar o aprendizado de forma permanente.

O graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial poderá atuar no comércio e vendas de produtos e serviços em seus mais variados ramos, agindo como profissional participativo e criativo na área operacional, como administrador competente, devendo apresentar conduta ética tanto em sua vida pessoal, quanto profissional.

MERCADO DE TRABALHO

Com a expansão do mercado de trabalho, uma das profissões que tem ganhado destaque é a de Gestão Comercial. Quem optar por essa área de tecnólogo (formação superior), encontrará um mercado propício para atuação gerencial nas áreas de comércio, turismo, lazer, alimentação, hotelaria, serviços de saúde, engenharia, manutenção, segurança, comunicação, além de toda a área de serviços públicos, governamentais ou privados.

O TECNÓLOGO ESTÁ PREPARADO PARA:

Atuar como empreendedor, operador, gerente ou dirigente em qualquer nível, na operação de franquias e na exploração de oportunidades na área de comercialização, em especial nas micro e pequenas empresas de toda a gama de serviços prestados à sociedade.

Sendo assim, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial está concentrado em desenvolver um profissional capaz de transitar pelas diferentes áreas, preparado para administrar a continuidade de seu próprio negócio.

Produzido pelo Professor Luiz Belmiro, Coordenador Nacional do curso de Gestão Comercial.