Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

faculdade Gestão Ambiental

Tudo sobre o curso de Gestão Ambiental

Cenário de atuação

Cada vez mais as questões ambientais fazem parte da vida empresarial brasileira. Nesse sentido, há uma necessidade de pessoas especializadas em conciliar aspectos gerenciais a aspectos técnicos de modo a atuar em organizações diversas. Um profissional que consegue aliar tais aspectos torna-se desejável a qualquer ambiente profissional.

Todos os processos de construção civil, industriais, extração de recursos minerais, do agronegócio, comerciais e mais recentemente de avaliações ambientais de mobilidade urbana, exigem estudos de impacto ambiental. Atualmente, esses postos de trabalho estão ocupados por pessoas que detêm o conhecimento técnico superficial, ou seja, incorporaram os conhecimentos ambientais.

Como é o curso?

O Curso de Gestão Ambiental da Estácio pretende formar um verdadeiro “Executivo Ambiental”, oferecendo conhecimentos científicos (como biologia, química, ecologia, estatística e economia) e conhecimentos gerenciais (como gestão de recursos e marketing, por exemplo). A missão do curso, especificamente, é a formação de gestores ambientais com sólida formação teórica nas áreas de sustentabilidade, gestão da poluição, recursos hídricos, saneamento ambiental, gestão de resíduos, energias, planejamento urbano, unidades de conservação, impactos e licenciamento ambiental, sistemas de gestão ambiental e auditoria ambiental.

Mercado de Trabalho

O egresso desse curso vai tratar da área ambiental de forma quantitativa e qualitativa, mensurando, avaliando, recomendando, aplicando e gerenciando as problemáticas ambientais. Aliados à formação técnica, outros atributos são essenciais ao profissional, como espírito investigativo, visão empreendedora, criatividade, dinamismo e espírito conciliador, para atender as expectativas das organizações e, ao mesmo tempo, atender às necessidades ambientais. Ele pode atuar em empresas privadas, públicas e ONGs, além de atuação autônoma oferecendo assessoria técnica e consultoria.

Produzido pelo Professor Modesto Junior, Coordenador Nacional do curso de Gestão Ambiental.