Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

faculdade Engenharia de Produção

Tudo sobre o curso de Engenharia de Produção

Escrito por:

O que é Engenharia de Produção?

Ciência que estuda o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia.

O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção é um profissional que, além do conhecimento técnico inerente à formação, deve possuir visão sistêmica, capacidade de liderança, ser dinâmico e flexível, possuir conhecimento em informática e idiomas e saber se comunicar de forma eficiente.

Na parte técnica, espera-se desse profissional a capacidade de especificar, prever e avaliar resultados obtidos dos sistemas produtivos para a sociedade e ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise referentes a projetos de engenharia.

Como esse profissional atua no mercado de trabalho?

Existem várias possibilidades de atuação profissional para um egresso desse curso. Destacamos as abaixo:

1) Economia empresarial (gerenciar a vida financeira de uma empresa) – definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros  e previsão de vendas;

2) Engenharia do trabalho – administrar a mão-de-obra para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho;

3) Desenvolvimento organizacional – analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado;

4) Planejamento e controle – implantar e administrar processos de produção, desde a seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Como é o mercado de trabalho para o engenheiro de produção?

Devido à sua formação multidisciplinar e visão sistêmica, o mercado de trabalho para esse profissional é amplo, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização, como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto etc.

Essas organizações podem ser de manufatura ou de serviços, relacionados com os mais diversos setores: economia, logística, serviços, consultoria, mecânica, petróleo, química, civil, eletroeletrônico, alimentos, siderúrgico e agroindústria, dentre outros.

Produzido pelo Professor Modesto Junior, Coordenador Nacional do curso de Engenharia de Produção.