Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

faculdde Enfermagem

Tudo sobre o curso de Enfermagem

Escrito por:

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

O egresso do Curso de Graduação em Enfermagem está apto a atuar na prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde da população, por intermédio de uma assistência de qualidade. Nesse cenário, ainda, deve exercer o papel de um dos transformadores da realidade social, pautado em princípios científicos, criticidade e reflexão.

O objeto de trabalho do Enfermeiro é O CUIDADO AO SER HUMANO. Todo o conteúdo de estudo do curso é estruturado no sentido de instrumentalizar o futuro profissional a atender a demanda de cuidados necessários à população, de acordo com a cientificidade dos estudos ministrados. Todos os conteúdos visam O SER HUMANO como sujeito do processo de cura, através das ciências humanas, biológicas, morfológicas e da prática no cuidar em instituições de saúde. Sendo assim, os desafios encontrados nessa trajetória são inúmeros, desde detectar se é essa sua verdadeira aptidão e desejo, até os desafios para a consecução do êxito de seus estudos.

O Enfermeiro tem uma vasta área de atuação, na atenção primária, secundária e terciária: em instituições de saúde, públicas e privadas (pequeno, médio e grande porte), como agente de saúde; em instituições de ensino médio e superior como docente e dirigente; em perícias assessorias, consultorias, auditorias de custos e de enfermagem; em consultórios de enfermagem nas diversas especialidades; em consultórios de procedimentos nas diversas especialidades; em atendimento domiciliar.

Há diversas formas de aprimorar os conhecimentos em Enfermagem, tanto em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado e doutorado), preferencialmente aquelas chanceladas pelo Conselho Federal de Enfermagem.

Produzido por: Miriam Leoni, Coordenadora Nacional do curso de Enfermagem.