Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Educação Física

Tudo sobre o curso de Educação Física

Escrito por:

INTRODUÇÃO

O Curso de Licenciatura em Educação Física possui duração de 3anos, tendo como objetivo geral formar professores qualificados para intervir acadêmica e profissionalmente em instituições públicas e privadas, no componente curricular Educação Física, na: Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio); Educação de Jovens e Adultos (EJA) e; Educação Profissional. Sendo assim, o curso tem por objetivo atender tanto à Escola, espaço considerado como tradicional, quanto os projetos educacionais de iniciativas publicas ou privadas e do terceiro setor.

CURSO

As disciplinas específicas começam no primeiro período com as disciplinas Teoria e Prática da Ginástica Artística; Teoria e Prática da Recreação e Lazer e Fundamentos da Educação Física possibilitando o aluno ter contato com o Movimento Humano desde o primeiro período. Além destas, outras disciplinas específicas são ofertadas ao longo do curso, entre elas: Metodologia do Ensino da Educação Física, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Basquetebol e Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal.

A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física, denominação adotada pelo estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física, foi estruturada com o objetivo de proporcionar, frente à “vivência profissional”, a aplicabilidade do conhecimento sob uma perspectiva crítico-reflexiva. Para tanto, o Estágio Supervisionado foi estruturado em três disciplinas (I, II e III) distribuídas do 4º ao 6º períodos, e organizada sob as seguintes perspectivas temáticas:

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física I (146 horas)

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Observação, Coparticipação e Participação na Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano); Visão geral dos PCNs; Ética Profissional e docência em Educação Física; Habilidades e Competências pertinentes ao Professor de Educação Física.

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física II (146 horas)

Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: Observação, Coparticipação e Participação no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio; Competências para o planejamento, orientação e controle do processo ensino-aprendizagem em Educação Física; Planos de aula e métodos de ensino em Educação Física Escolar.

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Educação Física II (124 horas)

Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Noções Básicas de Gestão Escolar: Observação, Coparticipação e Participação na Educação Básica ou de Jovens e Adultos; Educação para um Estilo de Vida Ativo e Saudável; Gestão Escolar: projeto pedagógico, matrícula e organização das turmas e, do tempo e espaço escolares.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Educação Física. O TCC do Curso de Licenciatura em Educação Física possui Regulamentação própria, e apresenta um espectro de oportunidades bem diversificado, que incluem, além do Artigo Científico, a Organização de Eventos Esportivos e de Responsabilidade Social, Resenhas e Relatos de Vivência, e a Produção de Materiais Didáticos, como livros, apostilas e vídeos, entre outros, conforme regulamentação própria aprovada pelo Colegiado do Curso.

PERFIL PROFISSIONAL

O Licenciado em Educação Física deverá apresentar um domínio do conhecimento da área da Educação Física reconhecendo-a como área interdisciplinar, constituída a partir de fundamentos científicos do campo das ciências biológicas e da saúde, exatas e humanas, não hierarquizados entre si. O domínio do Conhecimento da Educação Física deverá, portanto, fornecer sólidas bases para pensar a área, dialogar cientificamente e criar novas formas de atuação profissional. Deverá, também, permitir a compreensão das diferenças existentes no que concerne ao conhecimento aplicado na educação básica (infantil, fundamental e ensino médio) compreendendo as diferenças não como desigualdades, mas sim, como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino da e na Educação Física.

MERCADO DE TRABALHO

Quanto ao Mercado de Trabalho, as maiores ofertas de vagas surgem na esfera escolar, em instituições privadas e públicas. Nas Públicas torna-se necessário realizar o concurso público, que atualmente tem aumentado de forma considerável.

O salário inicial varia numa de faixa de 2500,00 a 5000,00

ESTÁGIO

Geralmente, as empresas procuram por alunos que estão cursando o ciclo profissional, principalmente a partir do quarto período do curso.

EXEMPLOS DO QUE O PROFISSIONAL PODE FAZER DEPOIS DE FORMADO

O Licenciado em Educação Física poderá atuar na Escola, espaço considerado como tradicional, quanto em projetos Educacionais em Instituições e Centros de Referência para pessoas com deficiência, Organizações Corporativas, Associações Comunitárias, Vilas Olímpicas e Centros Esportivos, e similares.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

Objetivando aumentar a sua competitividade no mercado, o Licenciado em Educação Física pode se especializar em áreas como: Aprendizagem Motora, Educação Infantil e Gestão Educacional.

Produzido pelo Professor: Alexandre Trindade, Coordenador Nacional do curso de Educação Física.