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curso de Moda

Tudo sobre o curso de Design de Moda

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INTRODUÇÃO

Oferecido nas modalidades Graduação Tecnológica (2 anos e meio) e Graduação Bacharelado (3 anos e meio), o Curso de Design de Moda da Universidade Estácio de Sá entendendo a moda não só como produto de consumo, mas também como produto cultural capaz de comunicar e produzir identidades. A ênfase na antropologia do consumo e nas estratégias de comunicação permite que os profissionais formados pelo curso tenham uma visão sistêmica dos processos de desenvolvimentos do produto. Este olhar humanista busca preparar os alunos para o mercado global a partir de uma visão de mundo pautada na ética, na capacidade de refletir criticamente e propor soluções com foco no empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável.

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional formado no Curso Design de Moda da Universidade Estácio de Sá está capacitado para o desenvolvimento de pesquisa dentro de um pensamento reflexivo e de sensibilidade artística, o que lhe permitirá produzir projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, estéticas culturais e tecnológicas, bem como prestar consultoria. Com certeza, um profissional transgressor, atento aos detalhes, perfeccionista, criativo e empreendedor.

Não obstante isso, o profissional está apto a atuar, no sentido de:

– Diagnosticar problemas e apresentar soluções estratégicas e criativas para questões de Moda.

– Criar, produzir e apresentar confecções, coleções de moda.

– Desenvolver projetos com visão empreendedora de forma a atender às necessidades do mercado de moda.

– Criar, planejar, aplicar e analisar pesquisas de moda, considerando as tendências do mercado.

– Elaborar e viabilizar projetos relacionados à Moda, de caráter socioambiental.

EXEMPLOS DO QUE O PROFISSIONAL PODE FAZER DEPOIS DE FORMADO

O profissional de design de moda pode atuar na criação de produtos de moda tanto para a indústria quanto para o comércio, como consultor em diferentes áreas onde a imagem pessoal auxilia na comunicação de uma identidade – políticos, celebridades. Atua na produção de uniformes empresariais e outros, como também, no jornalismo, fotografia, produção e pesquisa de moda. Além de participar de equipes de produção de eventos artísticos e culturais, publicidade, televisão, peças teatrais, cinema, etc. onde o figurino e a decoração de espaços sejam o foco. Pode atuar, na criação e produção de acessórios de moda, como jóias, bijuterias, sapatos, cintos e outros.

MERCADO DE TRABALHO

A moda brasileira vem se consagrando como um grande negócio, reconhecido internacionalmente. No Brasil, o setor é considerado pelo Ministério da Cultura como uma expressão da diversidade cultural do país e detentora de grande potencial econômico. A cidade de São Paulo conquistou a 8ª posição na lista mundial de capitais da Moda elaborada pela Global Language Monitor (GLM), tendo subido 25 posições. O Rio de Janeiro, outra capital nacional que exerce influência no setor, se encontra em 18ª posição na lista.

O setor têxtil é responsável por 17,5% do PIB da indústria de transformação nacional e por cerca de 3,5% de todo o PIB do Brasil. Toda a cadeia produtiva soma um total de aproximadamente 30 mil empresas, movimentando US$ 46 bilhões/ano e empregando 1,65 milhão de trabalhadores. Em 2008, o saldo da balança comercial foi US$ 1,408 bilhões. Já em 2009 esse número passou para US$ 1,585 bilhões. As exportações totais chegaram a US$ 1,896 bilhões e as importações a US$ 3,481. Por tudo isto, é possível afirmar que o mercado da moda é muito atrativo e investir em formação nessa área, um grande negócio.

Esses dados foram obtidos no site. A credibilidade vem de que a pesquisa que fundamenta o texto foi feita por Doroteya Pires, um dos nomes mais respeitados hoje no Brasil no que se refere ao Ensino superior de Moda. Ela é a autora do livro Design de Moda, uma coletânea que utilizamos no curso.

REMUNERAÇÃO

A média salarial do profissional de moda vai variar segundo o seu campo de atuação que é muito abrangente. Pode-se afirmar que é um mercado de trabalho muito diversificado e seletivo que vem exigindo cada vez mais qualificação e formação para que se possa obter o retorno financeiro. Em média de 2 a 6 SM.

DIFERENCIAL DO CURSO DA ESTÁCIO

O diferencial que a Estácio oferece são os laboratórios – Modelagem, Confecção e outros – com equipamentos e softwares de última geração. Os alunos desde o 1º período são orientados por professores (especialistas, mestres e doutores) que são também profissionais atuantes do mercado da moda, como por exemplo, estilistas e outros. Em suma, o grande diferencial é o aprender, fazendo.

Produzido pelas Professoras – Profa. Dra. Lúcia Rebello e Profa. Mônica Mansur coordenadora do curso de Design de Moda.