Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Cinema

Tudo sobre o curso de Cinema

Escrito por:

INTRODUÇÃO:

A indústria cinematográfica e audiovisual brasileira encontra-se em pleno processo de amadurecimento e expansão. Novas oportunidades aparecem impulsionadas pelas leis de incentivo e de obrigatoriedade de conteúdo nacional nas emissoras de TV por assinatura, bem como pelo advento de novas mídias de imagem & som trazidas pela revolução digital. No plano internacional, numerosas produções nacionais vêm obtendo reconhecimento artístico, inclusive recebendo indicações ao Oscar.

O Curso de Graduação em Cinema da Estácio profissionaliza seus alunos tendo em vista a sua inserção nesse atraente mercado através de uma equilibrada e sólida formação prático-teórica, garantida por um corpo de professores doutores, mestres e especialistas que preparam os nossos alunos para buscar temáticas em várias abordagens cinematográficas (ficção, documentário, docudrama, filme publicitário, clipes musicais, animação, games, produção audiovisual transmídia ou para teatro, eventos e internet), envolvendo desde a elaboração dos roteiros, passando pela direção, produção, fotografia (película e digital), som, direção de arte, concepção de cenário e figurino, edição e finalização, além da idealização de projetos de captação de recursos e da conservação de acervos. No plano teórico, nossos graduados são preparados para atuar nos campo da pesquisa acadêmica, crítica cinematográfica e curadoria de eventos culturais.

Proporcionar o contato direto dos alunos com o fazer cinematográfico desde o primeiro período é uma marca deste curso que culmina com a produção final de documentários e de curtas de ficção, que são exibidos em festivais e mostras no Brasil e exterior.

CURSO:

O que esperar do primeiro ano?

Um forte background teórico, estético e histórico das “imagens em movimento”, por meio de disciplinas como História do Cinema Clássico e Moderno, Linguagem Cinematográfica e Teoria do Cinema. Além delas, os alunos também já se envolvem em disciplinas que desafiam suas habilidades práticas, como Organização da Produção e Práticas Audiovisuais.

Quando começam as disciplinas específicas?

Desde o segundo período. Mas elas se intensificam do 5º ao 8º período. Destacamos algumas das disciplinas específicas: Direção de Arte em Cinema, Cenografia e Figurino, Laboratório de Roteiro de Ficção, Som do Filme, Produção Executiva em Cinema, Estética de Animação, Pós-Produção, Fotografia em Película, dentre tantas outras.

Estágio obrigatório

Apesar de este curso não exigir estágio obrigatório, a esmagadora maioria dos nossos alunos busca e conquista estágios em empresas públicas ou privadas da área audiovisual, principalmente em produção, câmera e edição.

Trabalho de conclusão de curso

No último e oitavo semestre,vinculado à disciplina Projeto Experimental em Cinema, o aluno desenvolverá um trabalho científico e (ou) artístico, tendo como referência as diversas áreas de Cinema, em seu caráter estético ou de linguagem, assim como teórico, histórico ou crítico, podendo abranger as áreas de política e mercado de cinema. Ele poderá ser realizado em duas modalidades:

a) Como uma monografia, consistindo no desenvolvimento de estudo sobre tema escolhido pelo aluno e relacionado com Cinema e Artes Visuais e Sonoras; Cinema, Imagem e Espetáculo; Cinema, Cultura e Comunicação; Cinema e Mídias Digitais;

b) Como uma realização experimental em audiovisual, acompanhada de memorial expositivo sobre a obra, contendo fundamentação teórica e desenvolvimento ligado aos campos de pesquisa.

O tempo de integralização mínimo do curso é de 4 anos, ou 8 semestres. O tempo máximo é de 8 anos, ou 16 semestres.

PERFIL PROFISSIONAL:

O Curso proporciona ao aluno aptidões que produzem um profissional capaz de:

– conhecer um painel das teorias que explicam os fenômenos culturais contemporâneos;

– caracterizar os principais movimentos culturais brasileiros e os conceitos formais e sensíveis da imagem;

– problematizar a concepção da imagem cinematográfica como representação do real;

– analisar a produção audiovisual aplicando instrumental teórico clássico e contemporâneo;

– praticar e experimentar todas as etapas de produção de um filme;

– exercer e correlacionar sua função dentro de uma equipe de realização audiovisual;

– identificar a estrutura narrativa de filmes ficcionais, documentais, experimentais, entre outras modalidades narrativas, como docudramas, videoarte e outros;

– criar roteiros a partir de textos literários ou ideias originais, aplicando o conhecimento da estrutura do drama clássico, moderno e contemporâneo;

– executar possibilidades criativas da poética da iluminação no formato digital e em película.

MERCADO DE TRABALHO:

As vagas mais ofertadas são as das áreas de produção, câmera & fotografia e edição, além de programas de trainee e de estágio profissional.

EXEMPLOS DO QUE O PROFISSIONAL PODE FAZER DEPOIS DE FORMADO:

O Curso de Cinema e Audiovisual capacita o egresso a atuar nas seguintes áreas: a) Técnica e de formação profissional: para exercer atividades de direção, fotografia, roteiro, produção, som, edição/montagem, animação e infografia; b) Realização: para desenvolver projetos de produção de obras com diferentes gêneros, abordagens e formatos para suprir as mídias que compõem a paisagem comunicacional contemporânea; c) Teórica, analítica e crítica: para elaborar pesquisas acadêmicas nos campos da história, estética, crítica e da preservação; d) Economia e política: para exercer atividades de gestão, produção, distribuição, exibição; aplicar políticas públicas para o setor cinematográfico e audiovisual; organizar mostras, cineclubes e acervos (curadoria).

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO:

Há inúmeras possibilidades de educação continuada, dentre as quais destacamos:

– Roteiro: roteirista e diretor;

– Captação de recursos: produtor;

– Efeitos visuais: diretor de fotografia, cenógrafo, diretor de arte, editor-finalizador.

Produzido pela Professora Luciana Varga, Coordenadora Nacional do curso de Cinema.