Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

eng.ambiental

Saiba mais sobre o curso de ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA;

Escrito por:

Nome do Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA;

Duração: Mínimo 10 semestres / máximo 20 semestres;

PERFIL DO EGRESSO:

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem como objetivos: Propiciar aos alunos conceitos técnico-científicos na área de meio ambiente, abrangendo os sistemas industriais, rurais e naturais e seus problemas relacionados à ausência de um planejamento urbano-tecnológico-ambiental, ao saneamento básico, à exploração do petróleo, à gestão de resíduos, às emissões atmosféricas, aos projetos e às adequações dentro da responsabilidade social, entre outros.

O Engenheiro Ambiental e Sanitário é um profissional de formação generalista, que atua no Planejamento, na Gestão Ambiental e na Engenharia e Tecnologia Ambiental. Atua nos aspectos do relacionamento Homem-Meio Ambiente e seus efeitos na cultura, no desenvolvimento socioeconômico e na qualidade de vida. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

ÁREA DE ATUAÇÃO:
O mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental é constituído por Empresas Públicas, privadas ou de Economia Mista, Órgãos Governamentais nas três esferas de governo, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais. Deve-se lembrar das inúmeras oportunidades em consultorias que trabalham com projetos na área ambiental como abastecimento/tratamento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgotos sanitários e industriais, resíduos sólidos urbanos e industriais, drenagem urbana, recuperação de áreas contaminadas e degradadas, estudos de impacto ambiental, certificação ambiental, planejamento ambiental, implantação de tecnologias limpas de produção, projetos de reuso de águas, projetos ligados a fontes de energia renovável, dentre outros.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária preconiza a realização de estágio supervisionado obrigatório.

INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO:
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária tem diversas linhas de pesquisa com abordagens diversificadas que podem servir como complementação da graduação: Ambientes Costeiros, Geotécnica Ambiental, Gestão Ambiental da Produção: Qualidade, Saúde & Segurança, Planejamento Ambiental, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Tecnologias de Saneamento Ambiental em Recursos Hídricos, Gestão, Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos.