Ir para o Portal Estácio

Testes on-line: como se preparar?

Escrito por:

Para analisar os candidatos, cada vez mais as organizações têm adotado novas práticas de seleção, tornando a avaliação mais efetiva. É o caso dos testes on-line, que avaliam o conhecimento do profissional de forma ampla, sejam eles voltado a um idioma, à resolução de problemas ou conhecimentos gerais. Já as demais etapas do processo se encarregam de avaliar como o candidato coloca esse conhecimento em prática.
De acordo com Andréa Greco, especialista em recolocação e diretora da Alcance Assessoria, empresa de assessoria de carreira, a fase dos testes on-line elimina 90% dos candidatos e as empresas escolhem os melhores para a entrevista presencial. Por isso, é preciso se preparar corretamente.


Muita gente ainda se pergunta: qual o objetivo de fazer testes de raciocínio lógico, inglês ou conhecimentos gerais?
Andréa explica: “As empresas verificaram por meio dos processos seletivos que a avaliação de novos trainnes não deve ser limitada à análise curricular, mas que podem utilizar testes on-line para conhecer mais a fundo os candidatos, as suas competências, habilidades, personalidade e comportamentos”.

Segundo Andréa, raciocínio lógico é uma organização de perspectivas que permitem chegar a uma determinada resolução de um problema, planejamento estratégico, interpretação de texto, tomada de decisões em pouco período. “Em resumo, no teste de raciocínio lógico medimos a capacidade analítica do candidato”, acrescenta.

Já no teste de inglês, normalmente, o que se avalia é o vocabulário, a interpretação de texto, as regras gramaticais e o uso de palavras específicas. “O candidato deve se atentar à escrita, ao vocabulário e à gramática, pois esses três elementos são essenciais para chegarem para a próxima etapa do processo. Portanto, treine seu inglês constantemente, não deixe para estudar em cima da hora, organize o seu tempo para fazer a prova com tranquilidade e pratique simulados”, orienta a especialista em recolocação.

 

Por fim, Andréa dá algumas dicas de como se destacar nos testes on-line:
1- Verifique a conexão da internet;
2- Escolha um local tranquilo sem ruídos;
3- Atenção ao tempo. Alguns testes têm um determinado tempo para   concluir;
4- Foco;
5- Seja você mesmo, sincero e coerente nas suas respostas.