Ir para o Portal Estácio

Sorria, você está sendo entrevistado!

Escrito por:

Imagine a cena: você revisa seu currículo, pensa nos seus pontos fortes e fracos, faz anotações com os principais destaques da sua carreira, estuda sobre a vaga e a empresa, veste uma roupa adequada, escolhe um lugar sossegado da casa e liga o computador, porque a entrevista já vai começar. Parece estranho? Pois pode ir se acostumando! Os processos seletivos estão mudando e se tornando cada vez mais tecnológicos. Segundo pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Ralf, as entrevistas de emprego feitas via Skype aumentaram 52% entre 2010 e 2013. Dentre os motivos para a escolha desse tipo de recurso estão agilidade e diversidade na seleção e redução de custos.
Frequentemente, as entrevistas por Skype acontecem na fase inicial de seleção, ajudando os recrutadores a fazerem uma triagem dos candidatos. A iniciativa acaba sendo um ponto positivo tanto para o candidato, que não precisa se deslocar e gastar com transporte, quanto para o recrutador, que pode entrevistar profissionais que residam mais longe e não precisa dispor de um tempo grande na agenda. Na consultoria EY, 40% das entrevistas de emprego conduzidas no escritório de São Paulo já ocorrem por Skype e apenas na fase final, os candidatos são entrevistados pessoalmente.
Mesmo já sendo uma tendência nos processos seletivos, muitos profissionais ainda ficam inseguros ou sem saber como agir por não estarem face a face com o recrutador. E por mais que o candidato se prepare, a tão temida entrevista sempre dá aquele friozinho na barriga. Há três anos trabalhando em uma das dez maiores agências de Comunicação do Brasil, a designer Fabiana Azuma conta que sua entrevista foi via Skype e que se atrapalhou um pouco por falta de preparação.  “O lugar aonde eu estava tinha uma conexão não muito boa e isso deixou a ligação com delay, mas, no final, deu tudo certo,” lembra.
A qualidade da conexão é uma das dicas imprescindíveis que o site UOL listou para você se destacar em uma entrevista online. E como dica boa nunca é demais, a LinkedIn Top Voice Tais Targa, coach de empregabilidade e carreira, gravou um vídeo exclusivo mostrando exemplos de roupa adequada, melhores webcams e cenário ideal para você causar uma ótima impressão através de uma câmera. Confira!

*Tais Targa é psicóloga, Mestre em Educação e coach de empregabilidade e carreira – job hunter. Em 2016, foi reconhecida como uma das 15 brasileiras que mais influenciaram o LinkedIn por meio de debate de ideias e compartilhamento de experiências – LinkedIn Top Voices.