Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Soft

Soft skills são cada vez mais exigidas pelas empresas. Você possui?

Escrito por:

“Estamos no meio de uma Revolução de Competências. A tecnologia está transformando as organizações, as demandas por competências estão mudando rapidamente e as empresas estão com dificuldade para encontrar o talento que precisam.” – Jonas Prising, presidente e CEO do ManpowerGroup. Diante de um mundo digital e de um mercado cada vez mais exigente, o sucesso profissional nem sempre exigirá um bom currículo, mas dependerá do anseio pelo desenvolvimento constante de competências. Muito embora requisitos específicos de conhecimento sejam necessários, as organizações estão em busca de profissionais que saibam usar bem suas habilidades e competências mais humanas e relacionais. Neste link, você confere a pesquisa Revolução das Competências 2.0 na íntegra.

Para a diretora de RH do ManpowerGroup, Wilma Dal Col, é importante ter um bom currículo, porém, o que favorece o maior e melhor desenvolvimento profissional está essencialmente atrelado às soft skills. “Colaboração associada à percepção sistêmica com agilidade de aprendizagem e flexibilidade cognitiva, facilidade para criar e gerar conexões, adaptabilidade a mudanças com a capacidade de agir, contribuir e decidir (dependendo do nível da função) em cenários incertos e ambíguos estão entre as competências mais solicitadas pelas empresas”, explicou.

O Linkedin, maior rede social profissional, entrevistou 2.000 líderes de negócios para saber quais as habilidades que eles mais gostariam de ver seus funcionários aprenderem. Soft skills como: liderança, comunicação, colaboração e gestão de tempo são as mais exigidas pelos gestores. Mas não podemos esquecer que a produtividade dentro de uma empresa é responsabilidade mútua, tanto do colaborador, quanto da companhia. Mais um indício de que as soft skills estão mesmo em alta, não só para quem entra no mercado, mas para quem já está há tempos nele.

E as empresas? O que estão fazendo para ajudar seus colaboradores a desenvolverem essas soft skills? Investir em treinamentos e cursos, incentivando o aprendizado contínuo para despertar a vontade nas pessoas em desenvolver essas competências exigidas pelo mundo corporativo. Além disso, líderes precisam identificar as habilidades necessárias de sua equipe. Confira aqui o case da companhia aérea United States comprovando a importância do desenvolvimento das soft skills.

E você? O que está fazendo para se adaptar à nova realidade?

NOVOS TEMPOS
Emprego no futuro exigirá mais inteligência emocional e criatividade.Novos tempos (004)Fontes: Fórum Econômico Mundial