
Será que você está utilizando todo o potencial do LinkedIn a seu favor?
Já somos mais de 34 milhões de brasileiros no LinkedIn, levando o país ao quarto lugar em número de usuários,segundo dados da própria rede social. Mas será que no meio de tantos profissionais você sabe o que fazer para se destacar? A rede social lançada em português, em 2011, vem se tornando a principal plataforma digital para ver e ser visto no mercado de trabalho, com um ambiente propício para ampliar seu networking e fazer benchmarking.
Manter suas informações atualizadas, com históricos profissional e educacional, ter uma foto que o represente como profissional são pré-requisitos básicos para um perfil no LinkedIn. Mas para ganhar destaque é preciso um pouquinho mais de esforço! Uma das principais maneiras de aumentar sua visibilidade é interagindo com outros usuários, seja em grupos de discussão, ao compartilhar conteúdo ou comentando publicações. Segundo dados da própria rede, 90% dos usuários brasileiros têm interesse em realizar novos cursos. Que tal compartilhar dados interessantes que você aprendeu no último treinamento que fez? Essa é uma boa forma de produzir conteúdo, incentivar uma conversa e desenvolver sua liderança. À medida que você começar a compartilhar conteúdo, suas conexões começarão a gostar e compartilhar suas publicações. Confira as dicas abaixo que vão te ajudar a destacar seu perfil:
Utilize a curadoria que o próprio LinkedIn faz sobre os assuntos mais relevantes de cada setor. Escrever sobre esses tópicos mostra que você está antenado nas novidades;
Ao escrever artigos, pense em uma estrutura agradável ao leitor, com parágrafos curtos e intertítulos. Textos entre 800 e 2000 caracteres costumam gerar bom engajamento;
Uma foto no topo e um título instigante aguçam a curiosidade do leitor;
Evite temas polêmicos não relacionados ao ambiente de trabalho, como política e religião, para não causar desavenças e acabar manchando sua imagem;
Quantidade não significa qualidade! Dê preferência para se conectar com colegas e líderes da sua empresa, contatos que tenha feito em congressos, cursos e fornecedores com os quais trabalha frequentemente e;
É importante estabelecer uma rede de contatos com pessoas influentes em sua área de interesse, por isso, se quiser se conectar com alguém que não conhece, lembre-se sempre de escrever um texto curto de apresentação.
Confira no site do HubSpot (https://br.hubspot.com/blog/marketing/como-usar-linkedin) outras 35 dicas para tornar seu perfil no LinkedIn uma arma poderosa de divulgação.
E tem mais! Você sabia que os usuários brasileiros são 14% mais ativos do que a média mundial?* Olha aí mais um motivo para interagir com seus contatos diariamente. Afinal, quando falamos de crescimento profissional, proatividade é ponto-chave!
*Fonte: LinkedIn Internal Data January 2018