Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

PORTUGUES

Saiba mais sobre o curso de LICENCIATURA EM LETRAS – Português.

Escrito por:

DURAÇÃO MÉDIA DO CURSO :   8 SEMESTRES.
PRÉ-REQUISITO PARA O CURSO: O curso não possui pré-requisitos além dos formais: ensino médio concluído.

PERFIL PROFISSIONAL :
O Curso de licenciatura em Letras, Língua Portuguesa, parte de uma concepção a um só tempo filosófica e pragmática, para formar profissionais que trabalhem com o eixo estruturador da cognição e da linguagem, que vem aperfeiçoando-se para atender também às necessidades do entorno social e à diversificação do mercado de trabalho.
O curso de Licenciatura em Letras deve ter o compromisso de promover no estudante um processo contínuo de reflexão sobre o papel da linguagem, na constituição do homem e da sociedade. Tal reflexão envolve a conscientização de que o professor de língua materna tem um papel transformador, pois deve apresentar ao aluno a norma culta, propiciando o acesso à modalidade escrita da língua e aos diferentes estratos sociais. Deste modo, o futuro profissional de Letras poderá oferecer aos seus alunos condições indispensáveis ao exercício pleno da cidadania.

 MERCADO DE TRABALHO :
O profissional de Letras poderá atuar como professor de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio, podendo inserir-se em configurações empresariais que requisitarem o seu conhecimento e formação técnica. Lembrando que a língua é uma das mais importantes formações de nossa educação, com a maior carga horária relativa.
Assim, além do exercício estrito do magistério, o profissional de Letras poderá desempenhar também a tarefa de revisor editorial, participar de editoriais de jornais e periódicos literários ou pedagógicos, supervisionar relatórios que exijam conhecimento da língua, além da possibilidade de ser redator dos mais variados meios de comunicação.

CERTIFICAÇÃO AO FIM DO CURSO:
Professor – Licenciado em Língua Portuguesa.