Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

historia

Saiba mais sobre o curso de LICENCIATURA EM HISTÓRIA.

Escrito por:

DURAÇÃO MÉDIA DO CURSO :   8 SEMESTRES.
PRÉ-REQUISITO PARA O CURSO: O curso não possui pré-requisitos além dos formais: ensino médio concluído.

PERFIL PROFISSIONAL :
O egresso do Curso de Licenciatura em História será habilitado ao exercício da docência, possuindo as competências e habilidades necessárias para atuar principalmente na função profissional do magistério na Educação Básica (segundo etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Tais competências e habilidades estão alicerçadas nos parâmetros e diretrizes curriculares nacionais,  e na atual diretriz para os cursos de licenciaturas, na apropriação das noções, métodos e temas próprios do conhecimento histórico, priorizando a compreensão do papel da educação e da escola na sociedade contemporânea, numa perspectiva crítica e transformadora.
No âmbito profissional, o curso proporciona ao futuro professor o domínio teórico-metodológico do fazer pedagógico, com base na capacidade de articular o ensino de história com o contínuo processo de avaliação para o aperfeiçoamento de sua prática com base no exercício ético da profissão e na defesa dos valores e princípios democráticos da escola-cidadã.
Devemos, ainda, salientar que na atual estrutura do curso são desenvolvidas competências e habilidades pertinentes a gestão escolar, ao planejamento pedagógico e a formação do professor-pesquisador, de modo a capacitar o egresso a ser um profissional que compreenda que seu papel está vinculado a educação em dimensões para além do cotidiano da sala de aula.

MERCADO DE TRABALHO :
Nas últimas décadas, no cenário educacional brasileiro, ocorreu uma ampliação sistemática no número de matrículas na educação básica em regiões periféricas, até então negligenciados no atendimento a essa modalidade de ensino. Esse quadro implica a necessidade de uma ampliação sistemática em cursos de formação de professores de qualidade que possam atender à essa demanda em crescimento.  Assim a necessidades de professores de História é premente.
Além disso precisamos lembrar que a produção de saberes sobre a memória e História local serve de ponto de partida para um processo de identificação dos alunos como sujeitos históricos inseridos em um espaço singular. Esse olhar será compartilhado e construído entre aqueles que virão a ser seus alunos, além da comunidade escolar como um todo, criando uma sensibilidade para a importância da preservação do patrimônio material e imaterial da localidade.  Este sentimento vai muito além do espaço escolar, transformando a formação em história em uma experiência de vida singular, sendo ideal para aqueles que buscam o incremento de seu conhecimento.

CERTIFICAÇÃO AO FIM DO CURSO:
Licenciado em História.