Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

eng civil

Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil.

Escrito por:

Duração: 10 (dez) semestres ou 5 (cinco) anos.
PERFIL DO EGRESSO:
O egresso do Curso de Engenharia Civil possui formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, é capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

ÁREA DE ATUAÇÃO:
O Bacharel em Engenharia Civil ou Engenheiro Civil atua, de forma generalista, na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas (rodovias, pontes, ferrovias, hidrovias, barragens, portos, aeroportos, entre outras). Em sua atividade, acompanha o desenvolvimento obras de edificações e infraestruturas, elabora orçamentos, garante a padronização, realiza a mensuração e o controle de qualidade. Acompanha equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de obras. Executa desenho técnico e se responsabiliza por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos socioambientais.
O Engenheiro Civil atua em órgãos públicos e empresas de construção civil nas obras de infraestrutura: de barragens, de transportes e de saneamento; em empresas de construção de obras ambientais e hidráulicas; em empresas e escritórios de edificações residenciais; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
O Curso de Engenharia Civil da Estácio possui obrigatoriedade de estágio supervisionado. 

 INTEGRAÇÃO COM A PÓS-GRADUAÇÃO:
No mundo de hoje onde as tecnologias sofrem um processo contínuo de evolução, nada mais certo que o egresso do Curso de Engenharia Civil da Estácio optar por uma educação continuada. Diante deste contexto este egresso poderá fazer cursos de Pós-Graduação como Especialização (lato-sensu), Mestrado e Doutorado (stricto sensu)