Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

imagem site

Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo??

Escrito por:

E aí, já sabe o caminho que vai seguir?
Nós da Estácio Carreiras, vamos te ajudar com o primeiro passo.

Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo??

BACHARELADO
É o tipo de curso mais tradicional de graduação. Corresponde a cerca de 60% de todos os cursos oferecidos no país. Concede uma formação abrangente, na qual você vai receber boa base teórica e científica e, ao final do curso, pode atuar nos diversos setores do mercado de trabalho.
Duração: De quatro a cinco anos.
Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

LICENCIATURA
É o curso para formação de professores. Para dar aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia e Matemática. Já para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental é indicado fazer o curso de Pedagogia. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.
Duração: Quatro anos.
Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

TECNÓLOGO
Curso com foco na prática, de duração mais curta do que o bacharelado. Ao contrário dos bacharelados, que oferecem formação ampla e generalista, os tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas. Os tecnológicos correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.
Ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado. Atenção: as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área.
Duração: De dois a três anos.
Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.

Agora você já pode dar o segundo passo e escolher seu curso.