Programa de trainee: uma grande oportunidade para a carreira dos recém-formados!

Escrito por:

Programa de trainee: uma grande oportunidade para a carreira dos recém-formados!

O mercado, cada vez mais competitivo, precisa de mentes pensantes, capazes de transformar problemas em oportunidades. É aí que as empresas apostam nos programas de trainees, pois buscam profissionais capacitados para gerenciar novas áreas, coordenar projetos, que ainda estão para nascer ou supervisionar o desenvolvimento de novos produtos. Para Adriana Ferreira, analista de recrutamento e seleção da Estácio, entre os principais objetivos de um programa de trainee estão: desenvolvimento de competências, que possam auxiliar na superação dos resultados, oportunidades de carreira e aprimoramento da performance profissional.

Mas, afinal, o que é um programa de trainee? “É um programa de desenvolvimento técnico e comportamental para profissionais recém-formados, visando o fomento do pipeline de posições estratégicas”, explica Adriana. Por meio dele, estes novos profissionais têm a oportunidade de aprender e se desenvolver ao lado de gestores e lideranças com longa experiência no mercado. E qual o papel do líder durante o período de trabalho desse profissional? Adriana esclarece: “Trabalhar em ações e projetos que possam desenvolver competências técnicas e comportamentais do trainee”. Além disso, os recém-formados conhecem todas as áreas da organização e passam a entender o negócio de forma estratégica, garantindo a experiência necessária para assumir cargos de liderança no futuro.

Ao longo do tempo, os processos seletivos vêm se tornando cada vez mais dinâmicos, inovadores e criativos. Os programas costumam ter em média de cinco a oito etapas, mas isso varia de organização para organização. “O programa de trainee na Estácio, por exemplo, é composto por oito etapas, sendo elas: atração, triagem, testes on-line, fit cultural, laboratório de competências, banca executiva, proposta e processo admissional”, diz a analista de recrutamento e seleção da Estácio, Adriana Ferreira.

Por fim, Adriana ressalta que a escolha do trainee não é somente vantajosa para o profissional, mas para a companhia também. “Para a empresa é a oportunidade de desenvolver e formar o profissional visando alocá-lo em posições estratégicas. Já para o candidato, é uma oportunidade de carreira e aprimoramento de sua performance profissional”, finaliza.

Agora, que você já sabe o que é um programa de trainee, fique ligado nas oportunidades do mercado e boa sorte!