Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

postagemblog4

Plano de Carreira

Escrito por:

Definir metas bem realistas
Para estabelecer suas metas, você pode iniciar com as seguintes perguntas:

– O que eu quero conquistar?

– Quando eu quero que aconteça?

– Como alcançar o que eu quero?

Respondendo essas perguntas, avalie se são metas alcançáveis, se não for, revise e coloque metas que sejam possíveis dentro da sua realidade. Mesmo que pareçam distantes, acredite em você e siga em frente. E caso aconteça alguma mudança no meio do caminho, esteja preparado e replaneje.

Seja um profissional de valores
Valor é a forma como você se comporta e interage com outros indivíduos e com o meio ambiente.
Primeiro passo é descrever seus valores e para ajudar, você pode se perguntar:
– Quais são as coisas mais importantes para minha vida? Ex: saúde, estabilidade e crescimento profissional, honestidade, sucesso etc.
Não é um exercício fácil, mas irá te guiar por todos os caminhos que percorrerá.
Liste-os em ordem de importância, do mais importante para o menos importante. Feito isso, avalie como você pode usar os seus valores para atingir suas metas.
É muito importante que você pratique seus valores todos os dias.

Direcione seu foco na ação
Está achando que é fácil?
Agora é a hora em que você precisará identificar as ações, tarefas e obrigações necessárias para execução do seu plano de carreira. Estabeleça o tempo médio que leva para realizar cada ação e tarefa. Se houver custo (ex: cursos), também os escreva. Só não esqueça de sempre listar por ordem de importância.

Você é realmente competitivo?
O mercado está cada vez mais competitivo e cabe a você ser tornar um competidor a altura.
Uma dica é relembrar suas vivências, o que aprendeu com cada uma delas, o que faria diferente, o que ganhou e o que perdeu. Feito isso, você terá mais confiança para encarar novas situações. Quando se tem uma base fica mais fácil de lidar com as mudanças e sair da inércia.

Estabeleça tarefas
Na parte de “Direcione seu foco na ação” do plano de carreira, você estabelece seu foco e ações necessárias. Nesta fase, você irá separar as ações em curto, médio e longo prazo.
O que é de curto prazo, você deixa perto de você e sempre visível. Quando realizar alguma das ações, escreva do lado – realizado. Comemore cada uma delas, cada realização é um ganho!
Não realizar também é uma forma de aprendizado. Reflita sobre o que foi feito e busque novas alternativas para chegar ao seu objetivo. Mantenha a persistência e disciplina como aliados.

Analise seus progressos
Estabeleça um prazo para rever seu plano de carreira e pontuar o que realizou, o que foi diferente, o que precisa mudar. Destaque os pontos positivos e os deixe sempre por perto. Quando pensar em desistir, olhe para o planejamento e veja o que já conquistou.

Conte conosco na montagem do seu plano e Boa sorte!