Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

rede social no trabalho

Pense antes de usar rede social no trabalho

Escrito por:

Presente no cotidiano dos profissionais brasileiros, ter um smartphone com acesso a internet e a rede social é comum, e utiliza-los no horário do trabalho também já faz parte da rotina. Porém para alguns especialistas essa ação pode prejudicar o desempenho profissional, além de não ser bem visto pela empresa.

Utilizar ou não rede social no trabalho pode até depender da área de atuação, visto que hoje em dia, existem profissionais exclusivamente contratados para trabalhar com ela, porém, eles não são a maioria. As empresas ainda não tem uma regra exata, algumas são rígidas no controle, bloqueando os sites muitas vezes, e outras simplesmente liberam o uso. Por isso, é bom saber qual a cultura da empresa em que você trabalha.

Por mais que ela tenha uma política liberal e permita a utilização, o bom senso é sempre válido, uma vez que o uso excessivo não será apenas mal visto pela liderança da empresa, mas também será prejudicial a sua produtividade. Afinal, você está em um ambiente profissional e foi contratado para realizar tarefas, o uso do celular, e das redes sociais, é algo pessoal e que afeta o seu trabalho diário.

Assim como a utilização da rede social no horário comercial, as publicações feitas nela em qualquer horário, também devem ser pensadas. Afinal, hoje é comum ter colegas de trabalho e até mesmo o próprio chefe nas redes, e algumas publicações podem atrapalhar sua trajetória profissional. Por isso pensar duas vezes na hora de postar é essencial, seja uma foto com bebida alcoólica ou um desabafo, ainda mais se tiver relação com o trabalho.

E não é só o conteúdo que você publica que merece atenção. Muitos especialistas acreditam que o que você “faz” nas redes sociais também pode repercutir.  Como por exemplo, curtir e compartilhar assuntos polêmicos e que vão contra os princípios da empresa. Por isso, por mais que as redes sociais sejam suas, pense no que estará publicado nela.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Usar redes sociais no trabalho prejudica eficiência e bem-estar
Redes sociais no trabalho: como não passar do limite?
Redes sociais combinam com o trabalho? Veja o que pensam especialistas
Uso de redes sociais no trabalho: saiba direitos e deveres do empregado
Você é amigo do seu chefe no facebook?