Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Networking é importante em todos os momentos da carreira

Networking é importante em todos os momentos da carreira

Escrito por:

Essencial nos dias atuais, o networking está muito presente no universo corporativo, se transformando em um elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer carreira. Através dele, o profissional fica por dentro das atualizações do mercado, conhece pessoas influentes, constrói parcerias e expande suas possibilidades corporativas.

Diversas consultorias elaboram listas para ajudar profissionais a achar a melhor maneira de manter uma boa rede de contatos. Afinal esta rede é essencial em qualquer profissão, em diversos momentos. Reunimos algumas dicas para você iniciar, manter e não cometer erros com o networking.

Se você imagina não saber como fazer um bom networking, ou não imagina por onde começar, não precisa ter medo, pode ser mais simples do que você pensa. Uma boa sugestão é reconectar com antigos colegas, seja da faculdade ou até mesmo do colégio. Afinal, são pessoas que já fazem parte da sua rede de amizade.

Talvez mais importante do que começar o networking, é conseguir mantê-la. Não adianta o profissional ter uma rede enorme de contatos se não consegue conserva-la. A qualidade das conexões vai trazer um benefício maior do que a quantidade, por isso foque em manter a comunicação corrente, seja em um simples conversa, ou até mesmo com programas casuais, procurar assuntos e gostos em comum pode facilitar.

Outro instrumento fundamental nos dias de hoje para realizar da melhor maneira o networking são as redes sociais. Em um mundo corporativo corrido e sem muito tempo as redes sociais podem facilitar, sendo o primeiro passo. Mas é importante lembrar que o networking virtual não substitui o presencial.

Alguns erros também podem ser evitados. Muitos profissionais erram em usar seu networking apenas na hora da dificuldade, quando estão desempregados. Se até na vida pessoal essa relação é vista com desgosto, no meio profissional não seria diferente. Manter o relacionamento em todos os momentos da carreira te ajuda até mesmo neste momento difícil, podendo conseguir uma rápida recolocação.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Odeia fazer networking? Veja dicas para começar uma rede de contatos
O Jeito Mais Eficiente De Manter O Networking
6 regras de etiqueta que facilitam o networking virtual
Três erros fatais em seu networking
Networking: Conexões que promovem seu Sucesso