Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

passar na dinâmica de grupo

Não é preciso ter medo da dinâmica de grupo

Escrito por:

Temida por muitos candidatos, a dinâmica de grupo é bastante comum em processos seletivos. E na maioria das vezes é fator decisivo na hora de escolher o futuro empregado. Diversos recrutadores comentam que não há uma receita que garanta passar por esta etapa, porém existem alguns conselhos que podem ajudar.

Antes mesmo de qualquer atividade, você já será avaliado pelo modo como se veste e se comporta durante a dinâmica. Por isso, não custa nada separar um tempo para ver com qual roupa é mais adequada ao ambiente corporativo. Separamos algumas dicas aqui. Comum em grande parte das dinâmicas de grupo, a apresentação deve ser natural, destacando os pontos positivos das suas experiências, seja em empresas anteriores, ou extracurriculares.

Muitos concordam que é fundamental a participação durante a dinâmica, mas sem exageros. Ser você mesmo e não fugir das suas características é o principal, afinal, a empresa quer conhecer o candidato durante a dinâmica de grupo, saber como você reage com outros profissionais. A tese de que o candidato extrovertido e carismático será o escolhido pode ser furada, uma vez que a vaga possa exigir organização e seriedade, ou características que você pode possuir naturalmente.

Outro importante ‘dever de casa’ é saber a história e o que a empresa faz, além de ser um diferencial, mostra o seu interesse pela vaga. Outra ação que mostra o seu interesse em se destacar na dinâmica é ter conhecimento sobre assuntos relacionados à empresa e o mercado, eles te ajudaram a ter mais informações na hora da dinâmica. Ter um bom conhecimento de questões gerais e atuais também é fundamental.

Por mais que você tenha feito tudo certo durante a dinâmica de grupo, às vezes não foi o suficiente, ou você não preenchia as exigências da vaga. Nem por isso você deve pensar que é um fracasso na dinâmica. Tenha em mente que existem outros candidatos capacitados e que a vaga dos sonhos pode estar logo ali.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

7 perguntas e respostas sobre dinâmicas de grupo
Como se destacar na dinâmica de grupo
Como se dar bem na dinâmica de grupo
Dicas: como demonstrar potencial na dinâmica de grupo
5 dicas para impressionar na dinâmica de grupo
6 dicas essenciais para se dar bem na dinâmica de grupo

  • Pingback: DINÂMICA DE GRUPO. VOCÊ SABE COMO AGIR? | Desenvolver RH()

  • Paula Espíndola

    Como feedback construtivo:

    Nesta parte da frase do 4º parágrafo: “(…) eles te ajudaram a ter mais informações(…)”, a palavra “ajudaram” deveria estar no futuro, ou seja, “ajudarão”.