Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

não é preciso ter medo ao falar de salário

Não é preciso ter medo ao falar de salário

Escrito por:

Falar de dinheiro pode ser complicado para algumas pessoas, seja na hora de iniciar uma negociação da pretensão salarial, ou até mesmo ao pedir um aumento de salário. Mais do que a vaga desejada, ter um salário satisfatório é uma questão importante para muitos profissionais, mas não pode ser a única. Diariamente são levantadas algumas questões sobre esse tema e nós separamos alguns pontos que podem te ajudar.

Algumas variáveis são levadas em conta pelos profissionais, como a perspectiva de crescimento em médio prazo na empresa, além do pacote de remuneração e benefícios oferecidos. Segundo especialistas, o ideal é ter cautela na hora de negociar o salário. A entrevista de emprego é o momento da empresa conhecer o candidato. Outra dica de especialistas é pedir um pouco a mais do que esse “piso”, para ter uma margem de negociação numa conversa posterior com o recrutador.

Já empregado, o profissional pode se questionar se o seu salário atual é compatível com o mercado. Uma maneira rápida de descobrir como vai a remuneração média do mercado é consultar colegas de profissão a respeito. Outra alternativa são os portais e ferramentas disponíveis na internet, sendo um bom ponto de partida para conhecer os salários oferecidos. No Brasil, sites como Salariômetro, Love Mondays e Catho costumam trazer informações do tipo.

Outro momento delicado para muitos profissionais é quando o assunto é pedir um aumento salarial. Especialistas na área afirmam que ninguém está colocando o emprego em risco simplesmente por querer discutir a própria remuneração.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

5 formas de descobrir se o seu salário é justo
4 perguntas para fazer antes de negociar salário numa crise
Como não errar feio na pretensão salarial?