Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Mudar de emprego

Mudar de emprego não é um problema

Escrito por:

Grande parte dos profissionais cria expectativas e traça planos ao iniciar em um novo emprego, afinal ele passou por um grande processo de recrutamento até conseguir a vaga. Mas e se bate um arrependimento? Se aquela vaga não é o que imaginava e você vê que errou? Ou pior, viu que a profissão não era o que você queria. Não tem problema, nunca é tarde demais para mudar, até mesmo de profissão ou emprego.

Especialistas destacam alguns sinais que podem ajudar o profissional a avaliar e ver se é o momento necessário uma mudança de emprego. O primeiro é avaliar a sua vontade em ir ao trabalho. Por mais que seja difícil gostar da segunda-feira, não é esse o ponto. É preciso verificar se o seu trabalho é um desprazer, você não suporta ir diariamente. Este é um sinal claro de que é melhor considerar mudar de emprego.

Porém nem todos são claros assim, existem outros mais sutis e que também servem de alerta. Realizar as tarefas sem empenho pode ser um deles, e que pode te prejudicar. E isso pode acontecer por alguns motivos, seja a falta de empenho, ou até mesmo acreditar que já aprendeu tudo o que podia, passando a realizá-las sem vontade. Cuidado, isto pode refletir em como as pessoas te veem como funcionário, te prejudicando. Converse com seu superior, veja se existe algo novo para aprender e avalie se não chegou a hora de buscar novos desafios.

Contudo, existe um fato preocupante que pode ser fundamental para que você pare e avalie se vale a pena continuar no emprego atual. Por mais que você goste do trabalho, ele pode estar prejudicando a sua saúde, seja ela física, ou mental, exigindo de você mais do que deveria. Fazendo com que durma pouco, se estresse e se irrite constantemente, para alguns especialistas este pode ser um motivo para pensar em mudar de emprego.

Porém antes de tomar qualquer decisão, o profissional precisa pensar nas alternativas que tem. Se procurar o superior direto não for possível, ou não tiver sucesso na abordagem, procure o Recursos Humanos da empresa, ele pode contar com vagas que se encaixam com seu perfil, sem que seja necessário sair. Contudo, procurar outro emprego não é o fim do mundo, o importante é se sentir bem para realizar suas tarefas.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

O novo emprego não é o que você esperava?
10 sinais de que é hora de mudar de emprego (ou de carreira)
Conheça 7 sinais que indicam a hora de mudar de emprego
Está infeliz no trabalho? Veja 5 sinais de que é hora de mudar de emprego
10 sinais de que é hora de sair do atual emprego