Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

ser chefe

Melhor do que querer ser chefe, é estar preparado

Escrito por:

Ambiciosos e determinados, os jovens de hoje entram no mercado de trabalho provavelmente com uma meta traçada, se tornarem chefe. Além de um bom plano de carreira, os profissionais querem ter poder de decisão e serem responsáveis pelas diretrizes da empresa e seu planejamento, acreditam que podem transformar a companhia. Mas o acreditar muitas vezes não é suficiente para de fato ocorrer.

Muitos profissionais pensam que merecem uma promoção e que seriam melhores chefes do que os que possuem. Contudo nem sempre é verdade. Por mais que você tenha potencial para no futuro ocupar um cargo de liderança, não é da noite para o dia que isso acontece. É preciso conquistar esse espaço aos poucos, demonstrando no dia a dia as suas qualidades na área. Não basta apenas ter domínio técnico e experiência.

Segundo especialistas o comportamento conta muitas vezes na hora de se definir uma promoção. Se destacar no dia a dia é importante, mas ter competência para lidar com momentos de crise ou quando algo não saiu como planejado é ainda mais. Afinal o que se espera de um chefe é que ele tenha domínio das suas emoções e atividades, e ainda da dos outros que comanda.

Ser elevado ao cargo de chefia não significa apenas uma grande promoção e um aumento salarial. A posição requer maiores responsabilidades e uma cobrança por melhores resultados, por isso desejar se tornar chefe apenas por uma questão financeira pode ser um passo atrás na carreira. É preciso avaliar se você realmente está pronto para lidar com as responsabilidades do cargo e liderar uma equipe.

Por mais qualificações que você possua, não se apressar para ter sucesso talvez seja a principal chave para se tornar chefe. Atualmente as empresas têm investido nos talentos que possuem dentro da companhia, com escolas e universidades focadas exclusivamente para os gestores, para que no futuro eles cheguem ao cargo de chefia preparados, prontos para exercer o que de melhor tem a oferecer para a empresa. Por isso, é essencial que o profissional não se precipite e se capacite diariamente para estar preparado quando a oportunidade surgir.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Será que você já está pronto para ser chefe?
Os sinais de que você ainda não está pronto para ser chefe
Cinco sinais de que você não está preparado para ser chefe
Dez sinais indicam que você ainda não tem preparo para ser chefe