Ir para o Portal Estácio

Intercâmbio, várias possibilidades

Escrito por:

De acordo com a Belta, associação nacional das agências de intercâmbio, de 2015 para 2017 o número de intercambistas brasileiros entre 18 e 21 anos mais que dobrou (de 40,2 mil para 90,9 mil). Mas a ideia de viajar sozinho para o exterior também gera preocupações.

Tais Quadros é publicitária e, atualmente, cursa Letras. Para ela, que fez intercâmbio para o Chile, a adaptação nem sempre é fácil, mas a experiência é o que faz valer a pena. “Esse tempo mudou a minha vida. Agora, quero terminar o curso na Estácio e voltar para a Universidad de los Andes”, conta Tais. Para Gustavo Menezes, estudante de Direito da Estácio, a melhor parte é a independência. “Quando estamos sozinhos, temos que tomar as rédeas da nossa vida. Estar com pessoas de vários lugares abre a mente e faz refletir, em razão dos choques de realidades”, comenta o estudante.

Já Thais Abreu, que viajou para a Espanha, pensou no currículo. “Vivência no exterior é muito valorizada e bem vista em qualquer setor, mas, principalmente, na Comunicação Social, Jornalismo. Essa oportunidade foi a melhor da minha vida e já estou com saudades”, completou Thais.

Os três jovens ainda deram dicas essenciais para quem está em dúvida. Confira!

  1. Qual país escolher?

Analise os fatores: afinidade com o idioma, qualidade do ensino, infraestrutura, clima e custo de vida. Gustavo e Tais optaram pela Universidad de los Andes, no Chile, pela qualidade do ensino e alto índice de desenvolvimento humano da região.

  1. Onde me hospedar?

O Worldpackers é uma ótima alternativa para economizar! A plataforma colaborativa te permite viajar trocando habilidades por hospedagem, por exemplo, Gustavo dormiu em um hostel e, em troca disso, trabalhou no local.

  1. Quanto tempo ficar?

Os jovens costumam ficar em torno de seis meses, mas, muitos acreditam que, para uma aventura completa, é necessário um ano. Na verdade, não existe tempo ideal para fazer um intercâmbio, o que importa mesmo é mergulhar na experiência!