Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

intercâmbio ajuda na carreira

Fazer intercâmbio pode ajudar na carreira

Escrito por:

Seja antes de entrar na faculdade, ou até mesmo no momento em que a está cursando, cresce, cada vez mais, o interesse de jovens em realizar um programa de intercâmbio. Atualmente existem diversas opções que ajudam interessados a passar este tempo fora do país estudando e somando aprendizados. E ter esta experiência no currículo pode ajudar muito.

Seja qual for a formação acadêmica que você esteja cursando ou vá se inscrever, ter domínio de línguas, além do português, é essencial para o crescimento na carreira. Por este motivo, o intercambio é uma poderosa sala de aula, já que o aluno estará sozinho em outro país, com uma cultura diferente, tendo que aprender a ser responsável e lidar com os problemas em outra língua.

Mais do que a fluência na língua estrangeira, talvez o principal interesse da empresa seja encontrar jovens obstinados com vontade de adquirir conhecimento e que buscam desafios, preparados para adversidades e que se adaptem a qualquer ambiente de trabalho. Por isso fazer um intercâmbio pode ajudar o aluno a encontrar uma vaga.

Porém não é só no aprendizado de uma nova língua e na independência que as empresas estão de olho. Diversas universidades brasileiras tem parceria com faculdades fora do país, o que ajuda o estudante a ser formar com uma maior bagagem, já que ele pode usufruir e aproveitar uma faculdade estrangeira é mais especializada, seja em tecnologia, pesquisa, ou inovação.

O intercâmbio, qualquer que seja o momento em que o aluno faça é válido, mas não pode achar que isso é suficiente para garantir um emprego ou estágio. O intercâmbio é um diferencial que pode ajudar na busca pela vaga, mas que só será alcançada com uma boa qualificação.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Intercâmbio cultural aumenta as chances de sucesso profissional?
A importância do intercâmbio para a carreira
Intercâmbio: as vantagens de viver essa experiência
Vivência no exterior é uma das vantagens do intercâmbio, dizem estudantes
Brasileiros buscam intercâmbio para melhorar inglês e se profissionalizar