Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Crédito: Lewis Tse Pui Lung  Shutterstock.com

Existem empregos que sobrevivem na crise

Escrito por:

A economia brasileira passa por um momento turbulento, e em qualquer lugar se ouve debates sobre a crise financeira. Esse assunto ganha proporções nas empresas, já que muitas vezes os funcionários passam a temer por sua posição na firma. Neste momento não é possível afirmar se existe alguém a salvo e que saíra ileso, mas talvez existam aquelas profissões que sofrerão menos na crise e tem uma expectativa melhor para o futuro.

Culturalmente algumas áreas tem sempre uma grande procura, por existir uma falta de mão de obra qualificada em diversas carreiras e posições. Uma pesquisa realizada pela ManPowerGroup mostra que a principal dificuldade dos Recursos Humanos das empresas do país é encontrar vaga para trabalhos de cunho técnico.

Por muito tempo o Brasil também foi o país em construção, com inúmeras obras de infraestrutura, não só pela Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio, mas também pela melhoria da qualidade de vida. Com isso houve um aumento na procura por engenheiros, uma área que mostrou haver escassez no país. Assim como em empregos de ofício, como chefes de cozinha, eletricistas, padeiros, açougueiros e mecânicos.

Porém existem aquelas profissões que praticamente não passam por turbulências. Especialistas indicam algumas, entre elas a de controller ou gerente de controladoria, por ser uma profissão necessária até mesmo em tempos de crise, visto que é ele quem pode traçar uma ‘saída do buraco’ da empresa, sendo responsável pela projeção, coordenação e controle das atividades nas áreas de planejamento, controladoria e finanças.

Por mais que exista uma crise econômica, há também necessidades em certas áreas. O profissional precisa estar atento no que ele pode aproveitar e tirar o máximo neste momento. Seja mudar de emprego, ou até mesmo começar um próprio negócio.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Existem carreiras imunes à crise?
26 carreiras (quase) à prova de crise no Brasil
10 carreiras que são quase imunes à crise
Veja as carreiras com poucas opções de profissionais qualificados no mercado
Emprego na crise: veja cargos e áreas em alta e baixa