Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

entrevista de emprego

Esteja preparado para a entrevista de emprego

Escrito por:

Após o envio do currículo, a espera por uma resposta e um convite para a entrevista é um momento de grande expectativa para qualquer candidato. Porém, quando acontece, é bom estar preparado para causar uma boa impressão para garantir a vaga. Por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar na entrevista de emprego.

É bom estar preparado ao chegar à entrevista, por isso separe um tempo para estudar a vaga. Veja quais os requistos da vaga, qual a área de atuação da empresa, procurando seu histórico e toda informação que possa te ajudar na hora em que estiver de frente com o entrevistador. Mostrar que você teve interesse em conhecer um pouco mais da empresa antes da entrevista pode ser um ponto positivo a mais. Saber a realidade atual do mercado em que ela atua também pode ajudar.

Durante a entrevista é fundamental ter tranquilidade e confiança naquilo que está expondo. Fale sobre suas experiências, positivas e até as negativas, nelas você tem a oportunidade de demonstrar o que aprendeu com o fracasso, o que às vezes é até mais relevante do que os sucessos obtidos. Ter exemplos para ilustrar suas qualidades e conquistas tornará mais fácil para o recrutador visualiza-las. Demonstrar uma linha de raciocínio coesa fará com que você se destaque.

Outro fator importante é evidenciar o seu interesse pela vaga, fazendo perguntas pertinentes sobre o que a empresa espera para o candidato que vai ocupá-la, mas algumas perguntas podem ser evitadas, como tempo para ter um aumento, quando poderá tirar férias, entre outras.

Após a entrevista, é normal ficar ansioso por uma resposta. Mas nesse momento também é preciso ter calma. Você pode até perguntar se há uma data para retorno durante a entrevista, mas se não houver, lembre-se de que o recrutador tem processos a respeitar na empresa, e você provavelmente não será o único entrevistado. Continue com a sua programação e não deposite todas as suas fichas nesta vaga.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

A entrevista para o emprego dos sonhos
Como realmente ser cativante numa entrevista de emprego
Saiba dizer seus defeitos em uma entrevista
O que os recrutadores procuram em uma entrevista de emprego?
As 50 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego
Veja 10 perguntas que não devem ser feitas na entrevista de emprego
5 coisas para fazer depois da entrevista de emprego