Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

primeiro estágio

Estágiar é o primeiro passo da carreira

Escrito por:

Após entrar na faculdade, o universitário logo encontra outra tarefa muito concorrida pela frente, a busca por um estágio. Fora o ganho financeiro, o estágio é a oportunidade do aluno começar a se familiarizar com a profissão escolhida, podendo aprender na prática aquilo que lhe é ensinado nas salas de aula, além de ser a porta de entrada para o mercado.

Fundamental para a formação profissional, o estágio muitas vezes poderá trazer informações que não são abordadas em sala de aula, fazendo com que o aluno tenha vivência na área que irá trabalhar no futuro, ou pelo menos a que pretende. Essa é outra função primordial do estágio, dar possibilidade para conhecer as áreas que a profissão oferece, e, após vivenciá-la, escolher a que melhor combina com o seu perfil.

Conseguir conciliar estudo e estágio pode parecer uma missão impossível. Mas nada como um bom planejamento do seu tempo (veja aqui), e dedicação para passar por qualquer obstáculo que apareça. Lembre-se está é sua formação profissional, não é vergonha ter dúvidas. Aproveite para conversar com colegas universitários, e do trabalho sobre como administrar as duas obrigações. Durante a faculdade e o estágio, você terá uma boa oportunidade de construir um networking profissional (leia mais) sempre importante na carreira.

Talvez encontrar um bom estágio possa parecer ser tarefa árdua, mas não se preocupe existe um grande número de vagas. Mais do que nunca, também é interesse das empresas encontrar jovens talentosos e que possam ser grandes aquisições para o seu quadro de funcionários. E há inúmeras ferramentas de busca, a Estácio possui uma parceria com mais de 300 mil empresas, e você pode achar o seu estágio aqui.

Caso o universitário ainda não tenha encontrado um estágio, não é preciso se apavorar, não há momento errado, seja no primeiro ou no último período, o importante é se desenvolver ao longo da faculdade. O estágio é uma excelente porta de entrada para o trabalho fixo, por isso pense bem na empresa em que estará pleiteando uma vaga, pode ser uma oportunidade de seguir carreira.

Além de um banco de vagas, a Estácio te ajuda de muitas maneiras. Aqui você ainda pode aprender como montar um bom currículo, ir bem em uma entrevista e muito mais. Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

A importância da qualidade no estágio para formar talentos na empresa
A importância do estágio para a vida acadêmica e profissional do aluno
Entenda a importância do estágio para a sua carreira
Dicas para conseguir um estágio mesmo sem experiência
Confira dicas para conseguir uma vaga de estágio
8 dicas para conseguir o estagio ideal