Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

postar blog

Empresa Júnior – permite vivência profissional de alunos durante a graduação

Escrito por:

Ao longo da trajetória na faculdade, é importante que o aluno aproveite as oportunidades oferecidas pela instituição. Elas são essenciais para um currículo atrativo e para que a pessoa adquira experiência na área escolhida antes mesmo de atuar no mercado de trabalho. Durante esse período, o aluno tem diversas chances para ascender na profissão, e uma das formas é participar de empresas juniores. O lado bom é que esse benefício é bastante ofertado pelas universidades: de acordo com levantamento feito pelo Brasil Júnior, o Brasil é o país com o maior número de empresas juniores do mundo.
Mas, afinal, o que é uma Empresa Júnior? Ela funciona como uma consultoria, com dinâmica diferenciada, por ser composta de estudantes e professores orientadores. Denilson Motta, coordenador do curso de Administração da Estácio Unidade Nova Iguaçu, explica que, internamente, essa modalidade de empresa conta com presidente e diretor para cada área de atuação, além de consultores de cada setor, responsáveis por prospectar novos clientes. Para cada consultoria é estabelecido um plano de trabalho, que deve conter as atividades a serem realizadas conforme um cronograma, os planos de acompanhamento e correções de desvios, bem como os valores acertados para cada etapa encerrada.
Ao fazer parte de uma Empresa Júnior, o estudante consegue englobar diversos benefícios em um lugar só. Para Denilson, a experiência funciona como um laboratório. “É na Empresa Júnior onde se testam possíveis soluções para um determinado problema. Ao aproximar o graduando do cotidiano profissional, observa-se um maior interesse e envolvimento dele junto aos conteúdos desenvolvidos, e as consequências de tais atos refletem na formação completa do universitário”, complementa Denilson.
Segundo Marcelo Verly, professor orientador da Geração Júnior da Universidade Estácio Unidade Nova Friburgo, as atividades realizadas dentro de uma Empresa Júnior podem contribuir positivamente para o aluno entender como a teoria funciona na prática. Afinal, alguns conteúdos realmente são complexos de imaginar na vida real. “Na Empresa Júnior, eles têm essa visão de como funciona o dia a dia de uma empresa, aprendem a trabalhar em equipe, seguir cronogramas, prazos, buscam qualidade e inovação em cada atividade”, explica o professor.
Para fazer parte da Estácio Jr., o aluno deve mandar seu currículo para participar do processo seletivo. Cada Unidade apresenta diferentes etapas de seleção e você deve consultar a sua. Para quem está no começo, o professor Marcelo diz para aproveitar ao máximo. “Busque participar de atividades que sua faculdade oferece, conhecer muitas pessoas, pois elas serão importantes para o seu futuro. Procure estudar e ser um bom aluno, mas, principalmente, viva intensamente esses poucos anos que com certeza serão os melhores da sua vida”, conclui.