Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

Empreendendorismo

Empreender por oportunidade ou necessidade? Eis a questão.

Escrito por:

Empreender não é tarefa fácil, é preciso coragem, criatividade e muita disposição. Há aqueles que sempre sonharam em ter um negócio próprio e estão atentos para aproveitar uma boa oportunidade de negócio. Por outro lado, existe também um grupo que não tinha o empreendedorismo em seu plano, mas enxergou nele um caminho para uma fonte de renda. Nos últimos anos, seja por conta do desemprego ou para garantir uma renda extra no fim do mês, empreender por necessidade se tornou uma realidade.
De acordo com a pesquisa Monitoramento de empreendedorismo global (GEM, sigla em inglês) 2017, do Sebrae/IBQP, em 2016, para cada empreendedor inicial por necessidade havia 1,4 empreendedores por oportunidade. Em 2017, essa relação foi de 1,5, ou seja, 59,4% dos empreendedores iniciais empreenderam por oportunidade e 39,9% por necessidade. Esses dados mostram que o empreendedorismo por necessidade continua muito acima dos patamares registrados em 2014 (29%) e em 2015 (43%).
Uma das modalidades de empreendedorismo que mais cresce no Brasil é o Microempreendedor Individual – MEI. Segundo dados do Portal do Empreendedor, mais de 7 milhões de brasileiros atuam como MEI. A simplicidade no processo de formalização é um dos principais incentivos para o crescimento dessa categoria, que abrange o pequeno empresário que tenha faturamento anual de até R$ 81 mil, entre outras condições.
Jaqueline Soares de Oliveira é um exemplo de empreendedora que uniu necessidade e oportunidade. Próxima da conclusão do curso de Administração de Empresas na Universidade Estácio de Sá, ela sentiu que precisava de uma renda extra para complementar seu trabalho fixo e percebeu uma lacuna de mercado na área de eventos. A empresa, que começou com ela sendo mestre de cerimônias, cresceu e se tornou sua única ocupação, com planos de expansão dos negócios. “Ser administrador é ser capaz de transformar o aprendizado em recursos e gerar oportunidades. Esse é o meu lema profissional. Minha empresa nasceu sem qualquer investimento financeiro, surgiu aplicando aprendizado em prática e hoje cresce a cada dia. Eu, que buscava emprego, hoje gero renda para minha família e meus colaboradores”, afirma.
Não são poucos os sites que abordam esse tema. Muitos possuem histórias de empreendedores de sucesso, ideias e oportunidades de negócio. Confira aqui alguns deles:

https://endeavor.org.br/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
https://projetodraft.com/?s=empreendedorismo
http://saiadolugar.com.br/tag/empreendedorismo/

E você? Tem o sonho de empreender ou se interessa pelo assunto por necessidade?