Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

fazer currículo

Currículo: primeiro passo para conquistar a vaga

Escrito por:

Montar o currículo pela primeira vez pode ser difícil para alguns candidatos sem experiência. Por isso o Portal Estácio Carreiras criou vídeos para orientá-lo a elaborar um currículo corretamente, disponibiliza um modelo de currículo para você completar com seus dados e ainda conta com consultores de carreira via chat, e-mail ou no espaço Estácio Carreiras mais próximo.

Caso já tenha montado, nós também separamos algumas dicas com erros e acertos que alguns candidatos cometem ao montar o currículo, para que você não repita. É importante lembrar que o currículo é o primeiro passo para a vaga desejada, será seu primeiro contato com a empresa.

Além de receber currículos por e-mail, as empresas utilizam sites de emprego, ou até mesmo o próprio site para cadastro. Por isso o candidato deve adequar o currículo, seja para o envio, ou o cadastro na plataforma. No site, o currículo pode ser mais genérico, já que não é possível saber quais empresas vão acessa-lo. Por outro lado, ao enviar o currículo direto para a empresa, o recomendado é que ele seja feito de modo personalizado, de acordo com a vaga em questão, nesse momento você pode colocar seus objetivos para o cargo.

Candidatos sem experiência no mundo do trabalho ficam em dúvida no momento em que devem preencher o que já realizaram profissionalmente. Profissionais de recursos humanos orientam, o pior erro pode ser tentar aumentar alguma tarefa já realizada, ou até mesmo inventar realizações. Coloque no currículo apenas o que você realmente fez, pois se for convidado para uma entrevista, a empresa gostará de saber. Caso não tenha experiência, fale sobre trabalhos realizados eventualmente na faculdade e do que aprendeu.

Outro ponto muito comentado entre os recrutadores é a atenção com a escrita. Confira se não há erros de português no currículo, ele pode acabar com as suas chances. Outro ponto que não é visto com agrado entre os recrutadores é o autoelogio, não avalie o que você fez, deixe isso com a empresa. Pense que existem outros candidatos interessados na vaga, então imagine como o recrutador verá o seu.

Para te ajudar ainda mais a montar um bom currículo, recomendamos que você leia o texto da Professora Jocely Burda, de Curitiba, ‘Cuidados na redação do Currículo’, aqui.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Currículo para primeiro emprego: veja dicas e como montar
Confira palavras para não usar no currículo
Que conclusões os recrutadores podem tirar de um currículo?
Pesquisa lista as piores e as mais comuns mentiras em currículos
9 erros fatais na construção de um currículo
27 modelos de currículo para você se inspirar
Saiba como mandar um currículo por e-mail