Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

comportamento no trabalho

Cuidado com seu comportamento no trabalho

Escrito por:

Por mais que você tenha sido contratado por suas qualidades técnicas, as suas habilidades comportamentais no trabalho também são avaliadas. Nesta hora você precisa ponderar se suas ações estão corretas para não atrapalhar seu futuro na empresa e suas pretensões.

Questão fundamental em qualquer empresa é a relação com os colegas de trabalho. Segundo pesquisa do LinkedIn, ter amigos no local de trabalho pode facilitar a sua inclusão com os demais funcionários. Contudo, é bom saber dosar os assuntos pessoais na empresa, além de ter cuidado para não passar a ser inconveniente.

Mal visto em qualquer ambiente corporativo, pessoas que fazem fofoca tendem a ser colocadas de lado pelos próprios colegas de trabalho. Segundo especialistas essa prática só prejudica o profissional no meio corporativo. Uma dica para evitar fofocas e mudar de assunto ou sair discretamente da conversa.

O uso excessivo do celular e das redes sociais no ambiente corporativo também não é bem visto. Hoje em dia a tecnologia invadiu os escritórios e faz parte da vida particular de grande parte dos funcionários. Então, a receita é simples, sempre saber dosar e avaliar se no momento em que você deveria estar trabalhando pode ser usado para questões pessoais.

Outro comportamento que não é visto com bons olhos é do se meter e emitir opinião para tudo sem ouvir os colegas. Achar ser dono da verdade não te levará a ter razão em todos os assuntos. Vários fatores são avaliados por lideranças da empresa e colegas de trabalho, mas o mais importante é sempre pensar se a sua ação não está afetando o outro.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

8 erros de etiqueta que atrapalham a convivência no trabalho
Veja 10 dicas para lidar com colegas de trabalho ‘difíceis’
Os 9 perfis de difícil convivência no trabalho
6 posturas de risco para a sua imagem no ambiente de trabalho
9 péssimos hábitos que você precisa largar
Uso do celular no ambiente de trabalho pode gerar demissão por justa causa