Ir para o Portal Estácio

Como se vestir para um processo seletivo de trainee?

Escrito por:

Com que roupa? Já dizia Noel Rosa, compositor brasileiro, em 1929. A preocupação pode parecer banal, contudo, engana-se quem pensa assim. Se vestir bem e de forma apropriada, no ambiente corporativo, é determinante para causar uma boa impressão. Além disso, contribui para a construção de uma relação positiva com o recrutador, seja ela em uma entrevista de emprego, dinâmica on-line ou em grupo. Em outras palavras, estamos nos referindo ao dress code ou código de vestimenta, que surgiu para facilitar a escolha de roupas mais adequadas, tanto nas organizações, quanto em eventos.

A maneira como a empresa considera o vestuário deve ser observada desde o momento da entrevista do candidato, que não deve fugir muito daquilo que é esperado pela companhia e pelo cargo. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de ousar nos looks. Cada organização tem seu próprio estilo de conduzir essa questão. De acordo com a gestora nacional do Curso de Design de Moda da Estácio, Monica Mansur, conhecer a empresa para qual está se candidatando é fundamental. “Estude tudo sobre a companhia, assim saberá o perfil a ser adotado e não errará na vestimenta. Toda empresa adota um código a ser seguido. Logo, o cuidado com a aparência tem que ser pensado assim como a preparação para a dinâmica em grupo”, aconselha.

Ainda, segundo Monica, a maneira como o candidato se veste faz parte sim do conjunto da avaliação. Ela ressalta que, muitas vezes, não há mais chances de mudar a primeira impressão que a pessoa teve do profissional. Por isso, a importância em se vestir de forma adequada para não perder aquela vaga tão sonhada, não é mesmo?

Confira algumas dicas da especialista em moda e boa sorte!

Público masculino:

Estar de barba e cabelos bem cortados;
Higiene pessoal realizada;
Invista num bom desodorante;
Roupas limpas e de cores neutras;
Geralmente a cor do cinto combina com a cor do sapato;
Sapatos engraxados e limpos;
Sem estampas exageradas, sem gravatas de desenhos animados ou chamativas.

Público feminino:

Higiene pessoal realizada;
Maquiagem discreta, sem brilho algum;
Brincos ou pulseiras que possam fazer barulho distraem e incomodam as pessoas. Portanto, devem ser evitados;
Unhas limpas e esmaltes discretos, pois não é permitido unhas decoradas ou com cores berrantes;
Perfume suave, pois nos acostumamos com o cheiro e esquecemos que os outros não. Não é permitido no ambiente corporativo odores como os florais, amadeirados e doces. Dê preferência às lavandas ou cheiros de bebê;
Roupas sóbrias, sem transparências, decotes, justas e curtas;
Sapatos confortáveis que não apareçam os dedos, pois não são todas as empresas que aceitam sandálias. Salto muito alto limita movimento e não condiz com o ambiente de trabalho.