Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

começar bem no emprego

Começar bem no novo emprego

Escrito por:

Depois de passar por um longo processo seletivo, o candidato é aprovado e chamado para a vaga que tanto desejava. Ele chega motivado ao novo emprego e cheio de ideias para por em prática. Porém, como no início de qualquer nova atividade, é bom ir com calma e prestar atenção em alguns detalhes. Separamos algumas dicas para que você possa utilizar e mandar bem no novo emprego.

Às vezes criamos muita expectativa e quando nos deparamos com a realidade, acabamos nos frustrando. Por isso avalie sua posição e a sua vaga na empresa, você irá conquistar espaço aos poucos, não é preciso ter pressa para mostrar o seu valor. Muitos candidatos acreditam que vão começar no trabalho o transformando, e dificilmente será assim.

Ao começar no emprego é melhor ouvir do que falar. Aprender com os profissionais que já estão na empresa vai ajudar a absorver ao máximo o que eles já sabem e que podem te ajudar. Tente ser receptivo ao aprendizado, não acredite que o que aprendeu até hoje é suficiente, pois nunca aprendemos tudo, é possível aprimorar sempre.

Respeitar os horários também é fundamental para uma boa impressão inicial. Não se atrasar para o trabalho, reuniões e não faltar são fatores primordiais para ganhar a confiança do seu líder e dos colegas, assim como entregar suas tarefas de modo correto

Por ser novo na empresa, muitas pessoas podem não te conhecer, por isso se apresente, faça com que saibam quem você é e qual o cargo ocupa na empresa. Você pode precisar em algum momento deste contato, ou ele de você. Um bom jeito de fazer isso é participar dos almoços da empresa, ou até mesmo em horário depois do trabalho. Ser sociável pode ajudar, mas não exagere.

Outro fator importante no novo emprego é  ser receptível a novos desafios. Por mais que você tenha sido contratado para uma função, se for necessário, e pedido, não se negue a fazer algo que não estava combinado anteriormente. Mostra-se multitarefa pode ser fundamental no mercado.

Se você ainda quiser saber mais sobre o assunto, confira algumas matérias que a gente separou e podem te ajudar:

Conseguiu seu primeiro emprego? Veja dicas para começar sua carreira com o pé direito
7 atitudes para começar com o pé direito num novo emprego
Emprego novo: 9 dicas para começar com o pé direito
5 erros que põem todo o sucesso a perder no novo emprego