Ir para o Portal Estácio
Voltar

Blog

gerente

Aflito para a entrevista de emprego? Temos dicas de ouro para você!

Escrito por:

Sabe aquele friozinho na barriga quando você tem uma entrevista de emprego? É normal! Basta se preparar, ter tranquilidade e ser autêntico. O primeiro passo para se sair bem é saber se portar durante a conversa com o recrutador. O que dizer, como se vestir, como cumprimentar o entrevistador, entre outras dicas vão fazer você se sentir seguro e mais à vontade. Muitas questões parecem simples, mas fazem toda a diferença para o sucesso de um processo seletivo.
Para Leizer Pereira, fundador e Diretor Executivo do Empodera, consultoria especializada em desenvolvimento de programas de diversidade e inclusão, o candidato não pode deixar de mostrar ao entrevistador sua singularidade e seu diferencial, além de ser sempre verdadeiro. Ensaiar a apresentação que você preparou também é uma boa dica, para que na hora seja executada com leveza e sem erros. “Fale sobre suas competências técnicas, sua habilidade comportamental e seus valores. Demonstre que não só conhece o negócio, mas que admira a empresa”, destaca.
Leizer aponta ainda os erros mais comuns cometidos pelos candidatos em entrevistas de emprego, como: não estudar o negócio da empresa; falta de preparação para responder perguntas clássicas na entrevista e para uma apresentação pessoal de impacto e convencimento do recrutador de que possui as competências técnicas e comportamentais para preencher a vaga; ausência de autenticidade e verdade nas mensagens passadas; além de baixa autoestima e autoconfiança, gerando falta de pertencimento para sonhar grande com a oportunidade.

Confira algumas dicas do Guia da Carreira (https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/emprego/como-se-comportar-na-entrevista-de-emprego/) que vão te ajudar bastante antes e durante a entrevista de emprego:

Seja pontual. Programar-se para chegar no horário combinado para a entrevista é fundamental. E se acontecer algum imprevisto? Os entrevistadores sabem que contratempos podem ocorrer, principalmente nos grandes centros. A dica é avisar com a maior antecedência possível que vai atrasar, demonstrando cuidado e respeito com quem está esperando.
Demonstre tranquilidade. Já na recepção, mostre interesse, tranquilidade e boa energia. Não precisa parecer um robô, sente-se confortavelmente, mas sem exageros. Por mais que a ansiedade com a entrevista seja grande, andar de um lado para o outro, bater o pé ou roer as unhas são atitudes que não ajudam, além de demonstrarem pouco controle emocional.
O entrevistador chegou. E agora? A dica é levantar para cumprimentá-lo, com um aperto de mão firme. Quando o candidato não se levanta, isso pode ser interpretado como falta de empatia ou de educação.
Pega bem fazer perguntas? Questionar sobre o que a empresa faz ou sobre salário e benefícios, antes mesmo de saber se foi selecionado, não é indicado. Mas fazer algumas perguntas sobre a vaga e o momento da empresa, sobre os desafios daquela oportunidade e quais as próximas etapas do processo mostram que o candidato está interessado. Perguntar se foi bem na entrevista, nem pensar, pois pode demonstrar insegurança.
Dicas extras para você (chiclete, celular, aparência e outros erros). Encare a entrevista como um momento importante, no qual você não pode falhar. Não esqueça de desligar o celular (se tiver algo muito importante acontecendo, avise ao entrevistador logo no início). Mascar chicletes não é um comportamento bem visto, assim como usar roupas muito extravagantes. Evite chinelos, boné, roupas muito curtas ou decotadas. Procure demonstrar certa formalidade ao se vestir.

Prepare-se, confie na sua capacidade e boa sorte!